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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educomunicação e feiras populares: O processo de transição agroecológica na agricultura familiar de São Borja
Autor(es): Stroff, Luiz Gabriel
Primeiro Orientador: Beras, César Andre Luiz
1° Membro da banca: Salbego, Juliana Zanini
2° Membro da banca: Silva, Mérli Leal
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central verificar o impacto das estratégias de educomunicação popular possibilitando a transição agroecológica entre a monocultura e a agricultura orgânica na criação de feiras locais dos pequenos produtores rurais. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa dividiu-se em um conjunto de técnicas e procedimentos para compor a análise. Assim, uma das técnicas utilizadas nessa pesquisa tem como finalidade a coleta de dados para contribuir na construção de um cenário acerca das feiras populares e seus agentes. Para nortear a discussão, como método de pesquisa foi adotado a construção de hipóteses acerca da questão problema. A partir das hipóteses houve a definição do recorte teórico e material de análise para responder a pergunta central deste trabalho. Para complementar a discussão a partir da transição agroecológica através das estratégias de educomunicação possibilita que esses agricultores comercializem a sua produção nas feiras populares ampliando a sua comercialização ao fornecer produtos mais saudáveis e diferenciados aos demais. Além disso este trabalho busca identificar feiras populares como um espaço de potencialização para novos negócios, podendo ser considerado um espaço vivo e em constante transformação.
Abstract: The main objective of this work is to verify the impact of popular educommunication strategies enabling the agroecological transition between monoculture and organic agriculture in the creation of local fairs of small farmers. The methodology used for the development of this research was divided into a set of techniques and procedures to compose the analysis. Thus, one of the techniques used in this research aims to collect data to contribute to the construction of a scenario about popular fairs and their agents. To guide the discussion, as a research method it was adopted the construction of hypotheses about the problem issue. From the hypotheses there was the definition of the theoretical cut and analysis material to answer the central question of this work. To complement the discussion based on the agroecological transition through educommunication strategies, it enables these farmers to market their production in popular fairs, expanding their commercialization by providing healthier and differentiated products to others. In addition, this work seeks to identify popular fairs as a space of potential for new business, and can be considered a living space and in constant transformation.
Palavras-chave: Comunicação
Agricultura Familiar
Feiras Livres
Ecologia agrícola
Communication
Family Farming
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: STROFF, Luiz Gabriel. Educomunicação e feiras populares: O processo de transição agroecológica na agricultura familiar de São Borja. 2019. 79 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6328
Data do documento: 2-Dez-2019
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