Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6328
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Educomunicação e feiras populares: O processo de transição agroecológica na agricultura familiar de São Borja |
Autor(es): | Stroff, Luiz Gabriel |
Primeiro Orientador: | Beras, César Andre Luiz |
1° Membro da banca: | Salbego, Juliana Zanini |
2° Membro da banca: | Silva, Mérli Leal |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo central verificar o impacto das estratégias de educomunicação popular possibilitando a transição agroecológica entre a monocultura e a agricultura orgânica na criação de feiras locais dos pequenos produtores rurais. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa dividiu-se em um conjunto de técnicas e procedimentos para compor a análise. Assim, uma das técnicas utilizadas nessa pesquisa tem como finalidade a coleta de dados para contribuir na construção de um cenário acerca das feiras populares e seus agentes. Para nortear a discussão, como método de pesquisa foi adotado a construção de hipóteses acerca da questão problema. A partir das hipóteses houve a definição do recorte teórico e material de análise para responder a pergunta central deste trabalho. Para complementar a discussão a partir da transição agroecológica através das estratégias de educomunicação possibilita que esses agricultores comercializem a sua produção nas feiras populares ampliando a sua comercialização ao fornecer produtos mais saudáveis e diferenciados aos demais. Além disso este trabalho busca identificar feiras populares como um espaço de potencialização para novos negócios, podendo ser considerado um espaço vivo e em constante transformação. |
Resumen : | The main objective of this work is to verify the impact of popular educommunication strategies enabling the agroecological transition between monoculture and organic agriculture in the creation of local fairs of small farmers. The methodology used for the development of this research was divided into a set of techniques and procedures to compose the analysis. Thus, one of the techniques used in this research aims to collect data to contribute to the construction of a scenario about popular fairs and their agents. To guide the discussion, as a research method it was adopted the construction of hypotheses about the problem issue. From the hypotheses there was the definition of the theoretical cut and analysis material to answer the central question of this work. To complement the discussion based on the agroecological transition through educommunication strategies, it enables these farmers to market their production in popular fairs, expanding their commercialization by providing healthier and differentiated products to others. In addition, this work seeks to identify popular fairs as a space of potential for new business, and can be considered a living space and in constant transformation. |
Palabras clave : | Comunicação Agricultura Familiar Feiras Livres Ecologia agrícola Communication Family Farming |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citación : | STROFF, Luiz Gabriel. Educomunicação e feiras populares: O processo de transição agroecológica na agricultura familiar de São Borja. 2019. 79 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6328 |
Fecha de publicación : | 2-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Publicidade e Propaganda |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUIZ GABRIEL STROFF 2019.pdf | 3.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.