Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8371
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Padrões: uma análise de livros didáticos de matemática do ensino fundamental
Autor(es): Borba, Cleber Massirer
Primeiro Orientador: Soares, Maria Arlita da Silveira
1° Membro da banca: Flôres, Maria Lucia Pozzatti
2° Membro da banca: Romio, Leugim Corteze
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar como duas coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental abordam os padrões geométricos e figurais. Para tanto, buscou-se referencias em pesquisas sobre desenvolvimento do pensamento algébrico e documentos curriculares (Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacionais, Referencial Curricular do Estado do Rio Grande do Sul). A opção metodológica foi de uma pesquisa qualitativa na forma de análise documental. A análise dos dados permitiu concluir que, os padrões geométricos e figurais são abordados em raras situações nas duas coleções de livros didáticos analisadas. Assim, os professores que visam propor atividades para o desenvolvimento do pensamento algébrico não devem limitar-se as situações propostas nas coleções analisadas.
Palavras-chave: Pensamento Algébrico
Dimensões da Álgebra
Padrões Geométricos e Figurais
Anos Finais do Ensino Fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Curso: Especialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Edição
Citação: Cleber Massirer Borba. Padrões: uma análise de livros didáticos de matemática do ensino fundamental. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8371
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Científica e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cleber Massirer Borba - 2019.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação Científica e Tecnológica.1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.