???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8371
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Soares, Maria Arlita da Silveira | - |
dc.creator | Borba, Cleber Massirer | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T18:11:10Z | - |
dc.date.available | 2023 | - |
dc.date.available | 2023-05-25T18:11:10Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Cleber Massirer Borba. Padrões: uma análise de livros didáticos de matemática do ensino fundamental. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8371 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Algébrico | pt_BR |
dc.subject | Dimensões da Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Padrões Geométricos e Figurais | pt_BR |
dc.subject | Anos Finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Padrões: uma análise de livros didáticos de matemática do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2029013125949467 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3103885429038868 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Flôres, Maria Lucia Pozzatti | - |
dc.contributor.referee2 | Romio, Leugim Corteze | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8948008714853940 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8670584898353787 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Edição | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve por objetivo analisar como duas coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental abordam os padrões geométricos e figurais. Para tanto, buscou-se referencias em pesquisas sobre desenvolvimento do pensamento algébrico e documentos curriculares (Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacionais, Referencial Curricular do Estado do Rio Grande do Sul). A opção metodológica foi de uma pesquisa qualitativa na forma de análise documental. A análise dos dados permitiu concluir que, os padrões geométricos e figurais são abordados em raras situações nas duas coleções de livros didáticos analisadas. Assim, os professores que visam propor atividades para o desenvolvimento do pensamento algébrico não devem limitar-se as situações propostas nas coleções analisadas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Caçapava do Sul | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em Educação Científica e Tecnológica |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Cleber Massirer Borba - 2019.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação Científica e Tecnológica. | 1.19 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???