Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8371
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título : | Padrões: uma análise de livros didáticos de matemática do ensino fundamental |
Autor(es): | Borba, Cleber Massirer |
Primeiro Orientador: | Soares, Maria Arlita da Silveira |
1° Membro da banca: | Flôres, Maria Lucia Pozzatti |
2° Membro da banca: | Romio, Leugim Corteze |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar como duas coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental abordam os padrões geométricos e figurais. Para tanto, buscou-se referencias em pesquisas sobre desenvolvimento do pensamento algébrico e documentos curriculares (Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacionais, Referencial Curricular do Estado do Rio Grande do Sul). A opção metodológica foi de uma pesquisa qualitativa na forma de análise documental. A análise dos dados permitiu concluir que, os padrões geométricos e figurais são abordados em raras situações nas duas coleções de livros didáticos analisadas. Assim, os professores que visam propor atividades para o desenvolvimento do pensamento algébrico não devem limitar-se as situações propostas nas coleções analisadas. |
Palabras clave : | Pensamento Algébrico Dimensões da Álgebra Padrões Geométricos e Figurais Anos Finais do Ensino Fundamental |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Curso: | Especialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Edição |
Citación : | Cleber Massirer Borba. Padrões: uma análise de livros didáticos de matemática do ensino fundamental. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8371 |
Fecha de publicación : | 2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Científica e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cleber Massirer Borba - 2019.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação Científica e Tecnológica. | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.