Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8145
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Recursos audiovisuais no Ensino: potencialidades do uso de videoaulas
Autor(es): Pereira, Éverton da Silva
Primeiro Orientador: Vargas, Jaqueline Pinto
Resumo: A presente pesquisa foi produzida no âmbito da componente de TCC II, do curso de Ciências Exatas - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa - Campus Caçapava do Sul. A pesquisa tem por objetivo apresentar as vantagens metodológicas para a utilização de vídeos nas aulas, por meio da análise das respostas do questionário disponibilizado aos professores da rede pública de Caçapava do Sul. Os dados produzidos foram analisados de forma quali-quantitativa, visto que os mesmos foram produzidos por meio dos relatos obtidos. Após a análise das respostas, constata-se que as videoaulas são recursos metodológicos de ensino que podem estimular os alunos no estudo, porém, por muitas vezes não são utilizados em sala de aula por motivos diversos, como: pouco tempo disponível em aula, o tempo de planejamento do professor ser insuficiente para que o mesmo pense em uma proposta com esse recurso e, muitas vezes, porque o professor não tem formação para trabalhar com essas tecnologias.
Abstract: Abstract: The present research was produced within the scope of the TCC II component, of the Exact Sciences course - Degree, at the Federal University of Pampa - Campus Caçapava do Sul. The research aims to present the methodological advantages for using videos in classes, through the analysis of responses to the questionnaire made available to public school teachers in Caçapava do Sul. The data produced were analyzed qualitatively and quantitatively, as they were produced through the reports obtained. After analyzing the responses, it appears that video classes are methodological teaching resources that can encourage students to study, however, they are often not used in the classroom for various reasons, such as: little time available in class, the the teacher's planning time is insufficient for him to think of a proposal with this resource and, often, because the teacher is not trained to work with these technologies.
Palavras-chave: Videoaulas
Tecnologias
Divulgação das ciências
Video lessons
Technologies
Science dissemination
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Citação: PEREIRA, Éverton da Silva. Recursos audiovisuais no Ensino: potencialidades do uso de videoaulas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8145
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Exatas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Éverton da Silva Pereira - 2023.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.