Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8145
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Recursos audiovisuais no Ensino: potencialidades do uso de videoaulas |
Autor(es): | Pereira, Éverton da Silva |
Primeiro Orientador: | Vargas, Jaqueline Pinto |
Resumo: | A presente pesquisa foi produzida no âmbito da componente de TCC II, do curso de Ciências Exatas - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa - Campus Caçapava do Sul. A pesquisa tem por objetivo apresentar as vantagens metodológicas para a utilização de vídeos nas aulas, por meio da análise das respostas do questionário disponibilizado aos professores da rede pública de Caçapava do Sul. Os dados produzidos foram analisados de forma quali-quantitativa, visto que os mesmos foram produzidos por meio dos relatos obtidos. Após a análise das respostas, constata-se que as videoaulas são recursos metodológicos de ensino que podem estimular os alunos no estudo, porém, por muitas vezes não são utilizados em sala de aula por motivos diversos, como: pouco tempo disponível em aula, o tempo de planejamento do professor ser insuficiente para que o mesmo pense em uma proposta com esse recurso e, muitas vezes, porque o professor não tem formação para trabalhar com essas tecnologias. |
Resumen : | Abstract: The present research was produced within the scope of the TCC II component, of the Exact Sciences course - Degree, at the Federal University of Pampa - Campus Caçapava do Sul. The research aims to present the methodological advantages for using videos in classes, through the analysis of responses to the questionnaire made available to public school teachers in Caçapava do Sul. The data produced were analyzed qualitatively and quantitatively, as they were produced through the reports obtained. After analyzing the responses, it appears that video classes are methodological teaching resources that can encourage students to study, however, they are often not used in the classroom for various reasons, such as: little time available in class, the the teacher's planning time is insufficient for him to think of a proposal with this resource and, often, because the teacher is not trained to work with these technologies. |
Palabras clave : | Videoaulas Tecnologias Divulgação das ciências Video lessons Technologies Science dissemination |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Citación : | PEREIRA, Éverton da Silva. Recursos audiovisuais no Ensino: potencialidades do uso de videoaulas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8145 |
Fecha de publicación : | 2023 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Ciências Exatas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Éverton da Silva Pereira - 2023.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.