???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9924
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | O ensino de história sobre o tema sensível do terrorismo de estado da ditadura militar no Brasil: a análise em livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Bonatto, Jarbas Ricardo |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Paula Vanessa Paz |
1° Membro da banca: | Silva, Camila de Almeida |
2° Membro da banca: | Paniágua, Edson Romário Monteiro |
Resumo: | Os sessenta anos do Golpe Militar de 1964, o período mais longo e obscuro da história política, social, econômica da sociedade brasileira, precisam ser ressignificados por todos(as) os(as) brasileiros (as). A memória de tempos sombrios, de atrocidades, violência estatal, cercamento de direitos, empobrecimento, e de violações aos direitos humanos precisa ser reconstruída. Esse tema sensível precisa ser abordado em sala de aula de modo crítico, dialético e construtivo de um saber. O presente trabalho tem como objetivo investigar como os livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental possibilitando decifrar a relação memoria e esquecimento da ditadura militar brasileira. |
Abstract: | The sixty years since the 1964 Military Coup, the longest and darkest period in the political, social and economic history of Brazilian society, need to be redefined by all Brazilians. The memory of dark times, of atrocities, state violence, restriction of rights, impoverishment, and violations of human rights needs to be reconstructed. This sensitive topic needs to be approached in the classroom in a critical, dialectical and knowledge-constructive way. The present work aims to investigate how textbooks for the 9th year of Elementary School make it possible to decipher the relationship between memory and forgetfulness of the Brazilian military dictatorship. |
metadata.dc.subject: | Governo militar – Brasil Livros didáticos - Influências tendenciosas Brasil - História - 1964-1985 Military government – Brazil Textbooks - Biased influences |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
metadata.dc.identifier.citation: | BONATTO, Jarbas Ricardo. O ensino de história sobre o tema sensível do terrorismo de estado da ditadura militar no Brasil: a análise em livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental. 2024. 61 p. Trabalho de Conclusão do Curso (História Licenciatura EAD) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9924 |
metadata.dc.date.issued: | 18-Dec-2024 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | História Licenciatura EAD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Jarbas Ricardo Bonatto 2024.pdf | 2.16 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???