???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9924
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Paula Vanessa Paz-
dc.creatorBonatto, Jarbas Ricardo-
dc.date.accessioned2025-01-24T11:40:04Z-
dc.date.available2025-01-24-
dc.date.available2025-01-24T11:40:04Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationBONATTO, Jarbas Ricardo. O ensino de história sobre o tema sensível do terrorismo de estado da ditadura militar no Brasil: a análise em livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental. 2024. 61 p. Trabalho de Conclusão do Curso (História Licenciatura EAD) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9924-
dc.description.abstractThe sixty years since the 1964 Military Coup, the longest and darkest period in the political, social and economic history of Brazilian society, need to be redefined by all Brazilians. The memory of dark times, of atrocities, state violence, restriction of rights, impoverishment, and violations of human rights needs to be reconstructed. This sensitive topic needs to be approached in the classroom in a critical, dialectical and knowledge-constructive way. The present work aims to investigate how textbooks for the 9th year of Elementary School make it possible to decipher the relationship between memory and forgetfulness of the Brazilian military dictatorship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGoverno militar – Brasilpt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Influências tendenciosaspt_BR
dc.subjectBrasil - História - 1964-1985pt_BR
dc.subjectMilitary government – Brazilpt_BR
dc.subjectTextbooks - Biased influencespt_BR
dc.titleO ensino de história sobre o tema sensível do terrorismo de estado da ditadura militar no Brasil: a análise em livros didáticos do 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1259744281627402pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0511464060350368pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Camila de Almeida-
dc.contributor.referee2Paniágua, Edson Romário Monteiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7079815998550043pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5819114335361707pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoOs sessenta anos do Golpe Militar de 1964, o período mais longo e obscuro da história política, social, econômica da sociedade brasileira, precisam ser ressignificados por todos(as) os(as) brasileiros (as). A memória de tempos sombrios, de atrocidades, violência estatal, cercamento de direitos, empobrecimento, e de violações aos direitos humanos precisa ser reconstruída. Esse tema sensível precisa ser abordado em sala de aula de modo crítico, dialético e construtivo de um saber. O presente trabalho tem como objetivo investigar como os livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental possibilitando decifrar a relação memoria e esquecimento da ditadura militar brasileira.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???História Licenciatura EAD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Jarbas Ricardo Bonatto 2024.pdf2.16 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???