Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9834
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A fluência na leitura: uma conquista possível através de caminhos e andaimes no ensino fundamental II
Autor(es): Bretanha , Celina Edite Sabbado Meroni
Primeiro Orientador: Simioni, Leonor
1° Membro da banca: Simioni, Leonor
2° Membro da banca: Richter, Marcela Wanglon
3° Membro da banca: Jahnke, Thuanne Souza
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar propostas de atividades voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos das séries finais do Ensino Fundamental. A partir das atividades do estágio de docência desenvolvidas em 2023 em uma escola municipal de Jaguarão/RS, foi observado que muitos alunos apresentavam dificuldades na compreensão leitora. Assim, visando contribuir para que os alunos venham a se tornar leitores proficientes, propomos atividades embasadas no conceito de andaimagem a partir dos contos O chapéu, de Charles Kieffer e Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan, e das crônicas A última crônica, de Fernando Sabino e Onde já se viu?, de Tatiana Belinky, gêneros utilizados também na prática docente. As atividades se voltam especialmente para a compreensão global, mas também abrangem vocabulário e análise linguística, sendo estruturadas na forma de questões, normalmente em aberto, que, a critério do professor, poderão ser utilizadas para estimular os alunos em suas particularidades como série, estrutura escolar, contexto sociocultural, idade, interesses, conhecimentos prévios, e paralelamente, desafiando-os na construção e elaboração do conhecimento. Como fundamentação teórica, destacamos Geraldi (2006), Liberato e Fulgêncio (2022) e Coscarelli (1996), entre outros. A proposta também se ampara na BNCC (Brasil, 2018). Esperamos que este trabalho possa subsidiar o trabalho com a leitura em sala de aula.
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo presentar propuestas de actividades dirigidas al desarrollo de comprensión lectora de estudiantes de los últimos grados de la Educación Primaria. A partir de las actividades de pasantía desarrolladas en 2023 en una escuela municipal de Jaguarão/RS, se observó que muchos estudiantes tenían dificultades en la comprensión lectora. Así, con el fin de contribuir a que los estudiantes se conviertan en lectores competentes, proponemos actividades basadas en el concepto de andaimagem a partir de cuentos O chapéu, de Charles Kieffer e Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan, y crónicas A última crônica, de Fernando Sabino y Onde já se viu?, de Tatiana Belinky, géneros también utilizados en la práctica docente. Las actividades están especialmente enfocadas a comprensión global, pero también abarcan vocabulario y análisis lingüístico, estando estructurados en forma de preguntas, generalmente abiertas, que, a criterio del profesor, pueden ser utilizadas para estimular a los estudiantes en sus particularidades como el grado, la estructura escolar, el contexto sociocultural, la edad, los intereses, los conocimientos previos, y al mismo tiempo, desafiarlos en la construcción y elaboración del conocimiento. Como fundamento teórico, destacamos Geraldi (2006), Liberato e Fulgêncio (2022) y Coscarelli (1996), entre otros. La propuesta también cuenta con el apoyo de la BNCC (Brasil, 2018), esperamos que este trabajo pueda subsidiar el trabajo con la lectura en el aula.
Palavras-chave: Compreensão leitora
Andaimagem
Contos
Crônicas
Comprensión lectora
Andaimagem
Cuentos
Crónicas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: BRETANHA, Celina Edite Sabbado Meroni. A fluência na leitura: uma conquista possível através de caminhos e andaimes no ensino fundamental II. 46p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9834
Data do documento: 11-Dez-2024
Aparece nas coleções:Letras: Português, Espanhol e respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELINA EDITE SABBADO MERONI BRETANHA.pdfCelina Edite Sabbado Meroni Bretanha 2024766.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.