???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9834
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | A fluência na leitura: uma conquista possível através de caminhos e andaimes no ensino fundamental II |
Autor(es): | Bretanha , Celina Edite Sabbado Meroni |
Primeiro Orientador: | Simioni, Leonor |
1° Membro da banca: | Simioni, Leonor |
2° Membro da banca: | Richter, Marcela Wanglon |
3° Membro da banca: | Jahnke, Thuanne Souza |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar propostas de atividades voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos das séries finais do Ensino Fundamental. A partir das atividades do estágio de docência desenvolvidas em 2023 em uma escola municipal de Jaguarão/RS, foi observado que muitos alunos apresentavam dificuldades na compreensão leitora. Assim, visando contribuir para que os alunos venham a se tornar leitores proficientes, propomos atividades embasadas no conceito de andaimagem a partir dos contos O chapéu, de Charles Kieffer e Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan, e das crônicas A última crônica, de Fernando Sabino e Onde já se viu?, de Tatiana Belinky, gêneros utilizados também na prática docente. As atividades se voltam especialmente para a compreensão global, mas também abrangem vocabulário e análise linguística, sendo estruturadas na forma de questões, normalmente em aberto, que, a critério do professor, poderão ser utilizadas para estimular os alunos em suas particularidades como série, estrutura escolar, contexto sociocultural, idade, interesses, conhecimentos prévios, e paralelamente, desafiando-os na construção e elaboração do conhecimento. Como fundamentação teórica, destacamos Geraldi (2006), Liberato e Fulgêncio (2022) e Coscarelli (1996), entre outros. A proposta também se ampara na BNCC (Brasil, 2018). Esperamos que este trabalho possa subsidiar o trabalho com a leitura em sala de aula. |
Resumen: | Este trabajo tiene como objetivo presentar propuestas de actividades dirigidas al desarrollo de comprensión lectora de estudiantes de los últimos grados de la Educación Primaria. A partir de las actividades de pasantía desarrolladas en 2023 en una escuela municipal de Jaguarão/RS, se observó que muchos estudiantes tenían dificultades en la comprensión lectora. Así, con el fin de contribuir a que los estudiantes se conviertan en lectores competentes, proponemos actividades basadas en el concepto de andaimagem a partir de cuentos O chapéu, de Charles Kieffer e Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan, y crónicas A última crônica, de Fernando Sabino y Onde já se viu?, de Tatiana Belinky, géneros también utilizados en la práctica docente. Las actividades están especialmente enfocadas a comprensión global, pero también abarcan vocabulario y análisis lingüístico, estando estructurados en forma de preguntas, generalmente abiertas, que, a criterio del profesor, pueden ser utilizadas para estimular a los estudiantes en sus particularidades como el grado, la estructura escolar, el contexto sociocultural, la edad, los intereses, los conocimientos previos, y al mismo tiempo, desafiarlos en la construcción y elaboración del conocimiento. Como fundamento teórico, destacamos Geraldi (2006), Liberato e Fulgêncio (2022) y Coscarelli (1996), entre otros. La propuesta también cuenta con el apoyo de la BNCC (Brasil, 2018), esperamos que este trabajo pueda subsidiar el trabajo con la lectura en el aula. |
metadata.dc.subject: | Compreensão leitora Andaimagem Contos Crônicas Comprensión lectora Andaimagem Cuentos Crónicas |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
metadata.dc.identifier.citation: | BRETANHA, Celina Edite Sabbado Meroni. A fluência na leitura: uma conquista possível através de caminhos e andaimes no ensino fundamental II. 46p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9834 |
metadata.dc.date.issued: | 11-Dec-2024 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Letras: Português, Espanhol e respectivas Literaturas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
CELINA EDITE SABBADO MERONI BRETANHA.pdf | Celina Edite Sabbado Meroni Bretanha 2024 | 766.63 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???