???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9834
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Simioni, Leonor-
dc.creatorBretanha , Celina Edite Sabbado Meroni-
dc.date.accessioned2025-01-02T21:43:01Z-
dc.date.available2025-01-02-
dc.date.available2025-01-02T21:43:01Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.citationBRETANHA, Celina Edite Sabbado Meroni. A fluência na leitura: uma conquista possível através de caminhos e andaimes no ensino fundamental II. 46p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9834-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectAndaimagempt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectCrônicaspt_BR
dc.subjectComprensión lectorapt_BR
dc.subjectAndaimagempt_BR
dc.subjectCuentospt_BR
dc.subjectCrónicaspt_BR
dc.titleA fluência na leitura: uma conquista possível através de caminhos e andaimes no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Simioni, Leonor-
dc.contributor.referee2Richter, Marcela Wanglon-
dc.contributor.referee3Jahnke, Thuanne Souza-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar propostas de atividades voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos das séries finais do Ensino Fundamental. A partir das atividades do estágio de docência desenvolvidas em 2023 em uma escola municipal de Jaguarão/RS, foi observado que muitos alunos apresentavam dificuldades na compreensão leitora. Assim, visando contribuir para que os alunos venham a se tornar leitores proficientes, propomos atividades embasadas no conceito de andaimagem a partir dos contos O chapéu, de Charles Kieffer e Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan, e das crônicas A última crônica, de Fernando Sabino e Onde já se viu?, de Tatiana Belinky, gêneros utilizados também na prática docente. As atividades se voltam especialmente para a compreensão global, mas também abrangem vocabulário e análise linguística, sendo estruturadas na forma de questões, normalmente em aberto, que, a critério do professor, poderão ser utilizadas para estimular os alunos em suas particularidades como série, estrutura escolar, contexto sociocultural, idade, interesses, conhecimentos prévios, e paralelamente, desafiando-os na construção e elaboração do conhecimento. Como fundamentação teórica, destacamos Geraldi (2006), Liberato e Fulgêncio (2022) e Coscarelli (1996), entre outros. A proposta também se ampara na BNCC (Brasil, 2018). Esperamos que este trabalho possa subsidiar o trabalho com a leitura em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste trabajo tiene como objetivo presentar propuestas de actividades dirigidas al desarrollo de comprensión lectora de estudiantes de los últimos grados de la Educación Primaria. A partir de las actividades de pasantía desarrolladas en 2023 en una escuela municipal de Jaguarão/RS, se observó que muchos estudiantes tenían dificultades en la comprensión lectora. Así, con el fin de contribuir a que los estudiantes se conviertan en lectores competentes, proponemos actividades basadas en el concepto de andaimagem a partir de cuentos O chapéu, de Charles Kieffer e Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan, y crónicas A última crônica, de Fernando Sabino y Onde já se viu?, de Tatiana Belinky, géneros también utilizados en la práctica docente. Las actividades están especialmente enfocadas a comprensión global, pero también abarcan vocabulario y análisis lingüístico, estando estructurados en forma de preguntas, generalmente abiertas, que, a criterio del profesor, pueden ser utilizadas para estimular a los estudiantes en sus particularidades como el grado, la estructura escolar, el contexto sociocultural, la edad, los intereses, los conocimientos previos, y al mismo tiempo, desafiarlos en la construcción y elaboración del conocimiento. Como fundamento teórico, destacamos Geraldi (2006), Liberato e Fulgêncio (2022) y Coscarelli (1996), entre otros. La propuesta también cuenta con el apoyo de la BNCC (Brasil, 2018), esperamos que este trabajo pueda subsidiar el trabajo con la lectura en el aula.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras: Português, Espanhol e respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CELINA EDITE SABBADO MERONI BRETANHA.pdfCelina Edite Sabbado Meroni Bretanha 2024766.63 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???