Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8865
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Alfabetização e letramento na educação especial |
Autor(es): | Boaventura, Cláudia Gislaine Moraes |
Primeiro Orientador: | Hammes, Lúcio Jorge |
Resumo: | O presente artigo traz resultados de um estudo sobre a Alfabetização e Letramento na Educação Especial. Propõe uma reflexão sobre a compreensão dos processos de Alfabetização e Letramento e analisa estratégias de alfabetização de alunos com necessidades educacionais, tratando da origem, conceitos e especificidades de cada um desses processos educacionais. Para isso, procura diferenciá-los, para que essas especificidades possam ser compreendidas, ressaltando que são processos diferentes, que devem ser trabalhados juntos, para que se obtenha sucesso na formação inicial dos alunos com necessidades especiais. A alfabetização adota métodos e teorias em que os educadores podem enfatizar aspectos mais formais e graduais, partindo do processo de letramento, que consiste em apresentar primeiro as letras, depois as sílabas, em seguida as palavras e por fim as frases. O artigo propõe não só a construção desses conceitos abordados, como também expõe as contribuições que a junção desses dois processos (alfabetização e letramento) trazem para a educação especial. |
Resumen : | This article presents a study on Literacy and Literacy in Special Education, this article proposes a reflection on the understanding of Literacy and Literacy processes and to analyze literacy strategies in special education, dealing with the origin, concepts and specificities of each of these educational processes. It also seeks to differentiate them, so that these specificities can be understood clearly, emphasizing that they are different processes, however, that must be worked together, one contemplating the other, in order to obtain success in the initial training of students with special needs. Literacy adopts some methods and theories during its process, where educators can emphasize more formal and gradual aspects, starting from the literacy process, which consists of first presenting the letters, then the syllables, then the words and finally the sentences . The text proposes not only the construction of these concepts, but also exposes the contributions that the combination of these two processes (literacy and literacy) bring to special education. |
Palabras clave : | Educação Educação especial Alfabetização Letramento Education Special education Literacy |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Citación : | BOAVENTURA, Cláudia Gislaine Moraes. Alfabetização e letramento na educação especial. Orientador: Lúcio Jorge Hammes. 2022. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8865 |
Fecha de publicación : | 10-feb-2023 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Claudia Gislaine Moraes Boaventura - 2022.pdf | 615.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.