???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8865
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Alfabetização e letramento na educação especial
Autor(es): Boaventura, Cláudia Gislaine Moraes
Primeiro Orientador: Hammes, Lúcio Jorge
Resumo: O presente artigo traz resultados de um estudo sobre a Alfabetização e Letramento na Educação Especial. Propõe uma reflexão sobre a compreensão dos processos de Alfabetização e Letramento e analisa estratégias de alfabetização de alunos com necessidades educacionais, tratando da origem, conceitos e especificidades de cada um desses processos educacionais. Para isso, procura diferenciá-los, para que essas especificidades possam ser compreendidas, ressaltando que são processos diferentes, que devem ser trabalhados juntos, para que se obtenha sucesso na formação inicial dos alunos com necessidades especiais. A alfabetização adota métodos e teorias em que os educadores podem enfatizar aspectos mais formais e graduais, partindo do processo de letramento, que consiste em apresentar primeiro as letras, depois as sílabas, em seguida as palavras e por fim as frases. O artigo propõe não só a construção desses conceitos abordados, como também expõe as contribuições que a junção desses dois processos (alfabetização e letramento) trazem para a educação especial.
Abstract: This article presents a study on Literacy and Literacy in Special Education, this article proposes a reflection on the understanding of Literacy and Literacy processes and to analyze literacy strategies in special education, dealing with the origin, concepts and specificities of each of these educational processes. It also seeks to differentiate them, so that these specificities can be understood clearly, emphasizing that they are different processes, however, that must be worked together, one contemplating the other, in order to obtain success in the initial training of students with special needs. Literacy adopts some methods and theories during its process, where educators can emphasize more formal and gradual aspects, starting from the literacy process, which consists of first presenting the letters, then the syllables, then the words and finally the sentences . The text proposes not only the construction of these concepts, but also exposes the contributions that the combination of these two processes (literacy and literacy) bring to special education.
metadata.dc.subject: Educação
Educação especial
Alfabetização
Letramento
Education
Special education
Literacy
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: BOAVENTURA, Cláudia Gislaine Moraes. Alfabetização e letramento na educação especial. Orientador: Lúcio Jorge Hammes. 2022. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8865
metadata.dc.date.issued: 10-Feb-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC - Claudia Gislaine Moraes Boaventura - 2022.pdf615.3 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???