???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8865
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.creatorBoaventura, Cláudia Gislaine Moraes-
dc.date.accessioned2024-01-24T19:57:30Z-
dc.date.available2024-01-24T19:57:30Z-
dc.date.issued2023-02-10-
dc.identifier.citationBOAVENTURA, Cláudia Gislaine Moraes. Alfabetização e letramento na educação especial. Orientador: Lúcio Jorge Hammes. 2022. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8865-
dc.description.abstractThis article presents a study on Literacy and Literacy in Special Education, this article proposes a reflection on the understanding of Literacy and Literacy processes and to analyze literacy strategies in special education, dealing with the origin, concepts and specificities of each of these educational processes. It also seeks to differentiate them, so that these specificities can be understood clearly, emphasizing that they are different processes, however, that must be worked together, one contemplating the other, in order to obtain success in the initial training of students with special needs. Literacy adopts some methods and theories during its process, where educators can emphasize more formal and gradual aspects, starting from the literacy process, which consists of first presenting the letters, then the syllables, then the words and finally the sentences . The text proposes not only the construction of these concepts, but also exposes the contributions that the combination of these two processes (literacy and literacy) bring to special education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento na educação especialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo traz resultados de um estudo sobre a Alfabetização e Letramento na Educação Especial. Propõe uma reflexão sobre a compreensão dos processos de Alfabetização e Letramento e analisa estratégias de alfabetização de alunos com necessidades educacionais, tratando da origem, conceitos e especificidades de cada um desses processos educacionais. Para isso, procura diferenciá-los, para que essas especificidades possam ser compreendidas, ressaltando que são processos diferentes, que devem ser trabalhados juntos, para que se obtenha sucesso na formação inicial dos alunos com necessidades especiais. A alfabetização adota métodos e teorias em que os educadores podem enfatizar aspectos mais formais e graduais, partindo do processo de letramento, que consiste em apresentar primeiro as letras, depois as sílabas, em seguida as palavras e por fim as frases. O artigo propõe não só a construção desses conceitos abordados, como também expõe as contribuições que a junção desses dois processos (alfabetização e letramento) trazem para a educação especial.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC - Claudia Gislaine Moraes Boaventura - 2022.pdf615.3 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???