Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7500
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O laboratório de matemática para o processo de aprendizagem de frações
Autor(es): Silva, Carolina Moreira da
Primeiro Orientador: Aragon, Dionara Teresinha
1° Membro da banca: Aragon, Dionara Teresinha
2° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
3° Membro da banca: Angelo, Claudia Laus
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo mapear e reunir elementos pela via da investigação que possibilitem analisar, refletir e compreender a aprendizagem de frações por meio do Laboratório de Matemática do Ensino Fundamental e foi desenvolvida a partir de duas atividades investigativas envolvendo os materiais concretos Tangram e Régua de Frações. A pesquisa foi realizada em uma turma de Laboratório para o Ensino Fundamental do Curso de Matemática-Licenciatura e posteriormente foi complementada com uma observação da aplicação de uma dessas atividades em uma Escola Municipal de Bagé, por intermédio de duas professoras, uma em formação inicial e outra egressa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados analisados na pesquisa foram produzidos pelas respostas das atividades dos acadêmicos e por questionários respondidos pelos referidos sujeitos da pesquisa e pela professora egressa participante. A análise desses dados demonstrou as potencialidades desses materiais para a aprendizagem de frações.
Abstract: The present work aimed to map and gather elements through the investigation that make it possible to analyze, reflect and understand the learning of fractions through the Mathematics Laboratory of Elementary School and was developed from two investigative activities involving the concrete materials Tangram and Régua of Fractions. The research was carried out in a Laboratory class for the Elementary School of the Mathematics-License Course and was later complemented with an observation of the application of one of these activities in a Municipal School of Bagé, through two teachers, one in initial training and another graduate. This is qualitative research. The data analyzed in the research were produced by the answers of the academics' activities and by questionnaires answered by the referred research subjects and by the participating professor. The analysis of these data demonstrated the potential of these materials for learning fractions.
Palavras-chave: Material concreto
Laboratório de matemática
Aprendizagem
Frações
Concrete material
Mathematics lab
Learning
Fractions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: SILVA, Carolina Moreira da. O laboratório de matemática para o processo de aprendizagem de frações. 68 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7500
Data do documento: 17-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho_de_Conclusao_de_Curso_TCC_II_Carolina_Moreira_da_Silva.docx.pdf18.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.