Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7500
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O laboratório de matemática para o processo de aprendizagem de frações |
Autor(es): | Silva, Carolina Moreira da |
Primeiro Orientador: | Aragon, Dionara Teresinha |
1° Membro da banca: | Aragon, Dionara Teresinha |
2° Membro da banca: | Oliveira, Cristiano Peres |
3° Membro da banca: | Angelo, Claudia Laus |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo mapear e reunir elementos pela via da investigação que possibilitem analisar, refletir e compreender a aprendizagem de frações por meio do Laboratório de Matemática do Ensino Fundamental e foi desenvolvida a partir de duas atividades investigativas envolvendo os materiais concretos Tangram e Régua de Frações. A pesquisa foi realizada em uma turma de Laboratório para o Ensino Fundamental do Curso de Matemática-Licenciatura e posteriormente foi complementada com uma observação da aplicação de uma dessas atividades em uma Escola Municipal de Bagé, por intermédio de duas professoras, uma em formação inicial e outra egressa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados analisados na pesquisa foram produzidos pelas respostas das atividades dos acadêmicos e por questionários respondidos pelos referidos sujeitos da pesquisa e pela professora egressa participante. A análise desses dados demonstrou as potencialidades desses materiais para a aprendizagem de frações. |
Abstract: | The present work aimed to map and gather elements through the investigation that make it possible to analyze, reflect and understand the learning of fractions through the Mathematics Laboratory of Elementary School and was developed from two investigative activities involving the concrete materials Tangram and Régua of Fractions. The research was carried out in a Laboratory class for the Elementary School of the Mathematics-License Course and was later complemented with an observation of the application of one of these activities in a Municipal School of Bagé, through two teachers, one in initial training and another graduate. This is qualitative research. The data analyzed in the research were produced by the answers of the academics' activities and by questionnaires answered by the referred research subjects and by the participating professor. The analysis of these data demonstrated the potential of these materials for learning fractions. |
Palavras-chave: | Material concreto Laboratório de matemática Aprendizagem Frações Concrete material Mathematics lab Learning Fractions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | SILVA, Carolina Moreira da. O laboratório de matemática para o processo de aprendizagem de frações. 68 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7500 |
Data do documento: | 17-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho_de_Conclusao_de_Curso_TCC_II_Carolina_Moreira_da_Silva.docx.pdf | 18.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.