Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aragon, Dionara Teresinha-
dc.creatorSilva, Carolina Moreira da-
dc.date.accessioned2022-08-23T16:31:51Z-
dc.date.available2022-08-23-
dc.date.available2022-08-23T16:31:51Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.citationSILVA, Carolina Moreira da. O laboratório de matemática para o processo de aprendizagem de frações. 68 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7500-
dc.description.abstractThe present work aimed to map and gather elements through the investigation that make it possible to analyze, reflect and understand the learning of fractions through the Mathematics Laboratory of Elementary School and was developed from two investigative activities involving the concrete materials Tangram and Régua of Fractions. The research was carried out in a Laboratory class for the Elementary School of the Mathematics-License Course and was later complemented with an observation of the application of one of these activities in a Municipal School of Bagé, through two teachers, one in initial training and another graduate. This is qualitative research. The data analyzed in the research were produced by the answers of the academics' activities and by questionnaires answered by the referred research subjects and by the participating professor. The analysis of these data demonstrated the potential of these materials for learning fractions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaterial concretopt_BR
dc.subjectLaboratório de matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectConcrete materialpt_BR
dc.subjectMathematics labpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.titleO laboratório de matemática para o processo de aprendizagem de fraçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Aragon, Dionara Teresinha-
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee3Angelo, Claudia Laus-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo mapear e reunir elementos pela via da investigação que possibilitem analisar, refletir e compreender a aprendizagem de frações por meio do Laboratório de Matemática do Ensino Fundamental e foi desenvolvida a partir de duas atividades investigativas envolvendo os materiais concretos Tangram e Régua de Frações. A pesquisa foi realizada em uma turma de Laboratório para o Ensino Fundamental do Curso de Matemática-Licenciatura e posteriormente foi complementada com uma observação da aplicação de uma dessas atividades em uma Escola Municipal de Bagé, por intermédio de duas professoras, uma em formação inicial e outra egressa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados analisados na pesquisa foram produzidos pelas respostas das atividades dos acadêmicos e por questionários respondidos pelos referidos sujeitos da pesquisa e pela professora egressa participante. A análise desses dados demonstrou as potencialidades desses materiais para a aprendizagem de frações.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho_de_Conclusao_de_Curso_TCC_II_Carolina_Moreira_da_Silva.docx.pdf18.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.