Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7261
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Uma sequência didática sobre retas no espaço a partir da coordenação de registros de representação
Autor(es): Morales, Lorenzo Schneider
Primeiro Orientador: Angelo, Claudia Laus
1° Membro da banca: Angelo, Claudia Laus
2° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
3° Membro da banca: Ferreira, Vera Lúcia Duarte
Resumo: O desenvolvimento desta pesquisa, fundamentada na teoria de Raymond Duval, teve como objetivo verificar as contribuições de uma sequência didática baseada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, para a aprendizagem de retas no espaço por estudantes do ensino superior. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática contemplando atividades sobre as equações vetorial e paramétricas de retas no espaço, bem como sobre retas paralelas aos eixos coordenados, com a utilização do software GeoGebra. Tal sequência foi aplicada em duas interações síncronas a acadêmicos participantes de um projeto de ensino ofertado em 2021 na Universidade Federal do Pampa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso cujos sujeitos foram seis acadêmicos de diferentes cursos dessa universidade. A análise das produções desses acadêmicos mostrou que a sequência elaborada permitiu a eles a conversão de diferentes registros de representação de retas, como algébricos, gráficos e em língua natural, favorecendo a aprendizagem dos conteúdos trabalhados.
Resumen : The development of this research, based on the theory of Raymond Duval, aimed to verify the contributions of a didactic sequence based on the Theory of Registers of Semiotic Representation, for the learning of lines in space by higher education students. For that, a didactic sequence was elaborated, contemplating activities on vector and parametric equations of lines in space, as well as on lines parallel to the coordinate axes, using the GeoGebra software. This sequence was applied in two synchronous interactions to academics participating in a teaching project offered in 2021 at the Federal University of Pampa. This is a qualitative research in the case study modality, whose subjects were six academics from different courses at this university. The analysis of the productions of these academics showed that the elaborate sequence allowed them to convert different registers of representation of lines, such as algebraic, graphic and in natural language, favoring the learning of the contents worked.
Palabras clave : Registros de representação
Retas no espaço
Geometria analítica
Software GeoGebra
Sequência didática
Registers of representation
Lines in space
Analytical geometry
GeoGebra software
Didactic sequence
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : MORALES, Lorenzo Schneider. Uma sequência didática sobre retas no espaço a partir da coordenação de registros de representação . 101 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7261
Fecha de publicación : 22-mar-2022
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Lorenzo_Schneider_Morales_2022.pdf3.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.