???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7261
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Angelo, Claudia Laus | - |
dc.creator | Morales, Lorenzo Schneider | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-23T20:31:18Z | - |
dc.date.available | 2022-05-23 | - |
dc.date.available | 2022-05-23T20:31:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-22 | - |
dc.identifier.citation | MORALES, Lorenzo Schneider. Uma sequência didática sobre retas no espaço a partir da coordenação de registros de representação . 101 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7261 | - |
dc.description.abstract | The development of this research, based on the theory of Raymond Duval, aimed to verify the contributions of a didactic sequence based on the Theory of Registers of Semiotic Representation, for the learning of lines in space by higher education students. For that, a didactic sequence was elaborated, contemplating activities on vector and parametric equations of lines in space, as well as on lines parallel to the coordinate axes, using the GeoGebra software. This sequence was applied in two synchronous interactions to academics participating in a teaching project offered in 2021 at the Federal University of Pampa. This is a qualitative research in the case study modality, whose subjects were six academics from different courses at this university. The analysis of the productions of these academics showed that the elaborate sequence allowed them to convert different registers of representation of lines, such as algebraic, graphic and in natural language, favoring the learning of the contents worked. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Registros de representação | pt_BR |
dc.subject | Retas no espaço | pt_BR |
dc.subject | Geometria analítica | pt_BR |
dc.subject | Software GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Registers of representation | pt_BR |
dc.subject | Lines in space | pt_BR |
dc.subject | Analytical geometry | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra software | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | pt_BR |
dc.title | Uma sequência didática sobre retas no espaço a partir da coordenação de registros de representação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Angelo, Claudia Laus | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Cristiano Peres | - |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Vera Lúcia Duarte | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | O desenvolvimento desta pesquisa, fundamentada na teoria de Raymond Duval, teve como objetivo verificar as contribuições de uma sequência didática baseada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, para a aprendizagem de retas no espaço por estudantes do ensino superior. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática contemplando atividades sobre as equações vetorial e paramétricas de retas no espaço, bem como sobre retas paralelas aos eixos coordenados, com a utilização do software GeoGebra. Tal sequência foi aplicada em duas interações síncronas a acadêmicos participantes de um projeto de ensino ofertado em 2021 na Universidade Federal do Pampa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso cujos sujeitos foram seis acadêmicos de diferentes cursos dessa universidade. A análise das produções desses acadêmicos mostrou que a sequência elaborada permitiu a eles a conversão de diferentes registros de representação de retas, como algébricos, gráficos e em língua natural, favorecendo a aprendizagem dos conteúdos trabalhados. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Matemática |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC_Lorenzo_Schneider_Morales_2022.pdf | 3.17 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???