???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7261
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Angelo, Claudia Laus-
dc.creatorMorales, Lorenzo Schneider-
dc.date.accessioned2022-05-23T20:31:18Z-
dc.date.available2022-05-23-
dc.date.available2022-05-23T20:31:18Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.citationMORALES, Lorenzo Schneider. Uma sequência didática sobre retas no espaço a partir da coordenação de registros de representação . 101 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7261-
dc.description.abstractThe development of this research, based on the theory of Raymond Duval, aimed to verify the contributions of a didactic sequence based on the Theory of Registers of Semiotic Representation, for the learning of lines in space by higher education students. For that, a didactic sequence was elaborated, contemplating activities on vector and parametric equations of lines in space, as well as on lines parallel to the coordinate axes, using the GeoGebra software. This sequence was applied in two synchronous interactions to academics participating in a teaching project offered in 2021 at the Federal University of Pampa. This is a qualitative research in the case study modality, whose subjects were six academics from different courses at this university. The analysis of the productions of these academics showed that the elaborate sequence allowed them to convert different registers of representation of lines, such as algebraic, graphic and in natural language, favoring the learning of the contents worked.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegistros de representaçãopt_BR
dc.subjectRetas no espaçopt_BR
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectSoftware GeoGebrapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectRegisters of representationpt_BR
dc.subjectLines in spacept_BR
dc.subjectAnalytical geometrypt_BR
dc.subjectGeoGebra softwarept_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.titleUma sequência didática sobre retas no espaço a partir da coordenação de registros de representaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Angelo, Claudia Laus-
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiano Peres-
dc.contributor.referee3Ferreira, Vera Lúcia Duarte-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento desta pesquisa, fundamentada na teoria de Raymond Duval, teve como objetivo verificar as contribuições de uma sequência didática baseada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, para a aprendizagem de retas no espaço por estudantes do ensino superior. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática contemplando atividades sobre as equações vetorial e paramétricas de retas no espaço, bem como sobre retas paralelas aos eixos coordenados, com a utilização do software GeoGebra. Tal sequência foi aplicada em duas interações síncronas a acadêmicos participantes de um projeto de ensino ofertado em 2021 na Universidade Federal do Pampa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso cujos sujeitos foram seis acadêmicos de diferentes cursos dessa universidade. A análise das produções desses acadêmicos mostrou que a sequência elaborada permitiu a eles a conversão de diferentes registros de representação de retas, como algébricos, gráficos e em língua natural, favorecendo a aprendizagem dos conteúdos trabalhados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Lorenzo_Schneider_Morales_2022.pdf3.17 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???