Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6106
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | "As sonoridades de uma catedral que ressoava pelo Pampa": a música na obra do Concerto Campestre, de Assis Brasil |
Autor(es): | Maciel, Stefany Solari |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Cristina |
1° Membro da banca: | Cardoso, Cristina |
2° Membro da banca: | Rückert, Gustavo Henrique |
3° Membro da banca: | Marozo, Luis Fernando da Rosa |
Resumo: | No presente trabalho analisamos a obra do escritor gaúcho Luiz Antonio de Assis Brasil, Concerto Campestre (1997), procurando relacioná-la com a temática da música, sob uma perspectiva de análise intertextual compreendida entre duas áreas do conhecimento distintas: literatura e música. Identificamos elementos da teoria musical na construção da narrativa, como a presença de allegro, bemol, compassos. A intertextualidade presente na narrativa apresenta ao leitor a figura do gaúcho pampeano, além da figura da mulher gaúcha e toda a sua melancolia, retratada como uma representação do viver nas grandes estâncias gaúchas da época da narrativa. Para analisar a obra, buscamos referência especialmente em Werlang (2009), Laham (2008), Sartre (1947) , Candido ( 2006) e Rückert ( 1997) no que diz respeito à relação intertextual da música e da literatura evidenciadas na obra. |
Abstract: | In the present work, we analyze a work by Rio Grande do Sul writer Luiz Antonio de Assis Brazil, Concerto Campestre (1997), seeking to relate to the theme of music, from a perspective of intertextual analysis comprised between two distinct areas of knowledge: literature and music. Identifies elements of music theory in the construction of narrative, such as the presence of allegro, flat, compasses. An intertextuality presents narrative presents to the reader a figure of the gaucho pampeano, besides the figure of the gaucho woman and all her melancholy, portrayed as a representation of the way of living in the great gaucho resorts of the time of the narrative. To analyze a work, we seek references especially in Werlang (2009), Laham (2008), Sartre (1947), Candido (2006) and Rückert (1997), which do not concern the intertextual relationship of music and literature evidenced in the work. |
Palavras-chave: | Música Literatura sul-rio-grandense Gaúcho Music South Rio Grande literature Gaucho |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | MACIEL, Stefany Solari. “As sonoridades de uma catedral que ressoava pelo Pampa": a música na obra do Concerto Campestre, de Assis Brasil. 54 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6106 |
Data do documento: | 13-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Stefany Solari Maciel 2019.pdf | 741.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.