Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5705
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Teoria das Situações Didáticas para o ensino e aprendizagem de Parábolas no contexto do ensino remoto emergencial
Autor(es): Bazerque, Vitor Lemos
Primeiro Orientador: Angelo, Claudia Laus
1° Membro da banca: Angelo, Claudia Laus
2° Membro da banca: Aseff, Dionara Teresinha Aragon
3° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa na área de Educação Matemática que tem como principal objetivo elaborar e analisar o desenvolvimento de uma sequência didática baseada na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau para o ensino e aprendizagem do conteúdo de Parábolas durante o ensino remoto emergencial em uma turma de Geometria Analítica da UNIPAMPA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso. Os dados analisados na pesquisa são constituídos pelas atividades resolvidas pelos acadêmicos da turma e as suas respostas em um questionário de avaliação sobre as atividades e encontros síncronos. A análise desses dados permitiu evidenciar dificuldades e facilidades do desenvolvimento de uma sequência didática baseada na Teoria das Situações Didáticas durante o ensino remoto.
Abstract: The present work features a research in the area of Mathematics Education whose main objective is to elaborate and analyze the progress of a didactic sequence based on the Theory of Didactical Situations by Guy Brousseau for teaching and learning the Parabola subject during the emergency remote teaching in an Analytic Geometry class at UNIPAMPA. It is a qualitative research in the case study modality. The data analyzed in the research are constituted by the activities solved by the students of the class and their answers in an evaluation questionnaire about the activities and synchronous meetings. The analysis of these data allowed to evidence difficulties and facilities in the progress of a didactic sequence based on the Theory of Didactical Situations during remote teaching.
Palavras-chave: Teoria das Situações Didáticas
Sequência didática
Parábolas
Geometria Analítica
Ensino remoto
Theory of Didactical Situations
Didactic sequence
Analytic Geometry
Remote teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: BAZERQUE, Vitor Lemos. A Teoria das Situações Didáticas para o ensino e aprendizagem de Parábolas no contexto do ensino remoto emergencial . 110 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5705
Data do documento: 11-Mai-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho_de_Conclusao_de_Curso__TCC_II____Vitor_Lemos_Bazerque_.pdf6.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.