Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5705
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A Teoria das Situações Didáticas para o ensino e aprendizagem de Parábolas no contexto do ensino remoto emergencial |
Autor(es): | Bazerque, Vitor Lemos |
Primeiro Orientador: | Angelo, Claudia Laus |
1° Membro da banca: | Angelo, Claudia Laus |
2° Membro da banca: | Aseff, Dionara Teresinha Aragon |
3° Membro da banca: | Oliveira, Cristiano Peres |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa na área de Educação Matemática que tem como principal objetivo elaborar e analisar o desenvolvimento de uma sequência didática baseada na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau para o ensino e aprendizagem do conteúdo de Parábolas durante o ensino remoto emergencial em uma turma de Geometria Analítica da UNIPAMPA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso. Os dados analisados na pesquisa são constituídos pelas atividades resolvidas pelos acadêmicos da turma e as suas respostas em um questionário de avaliação sobre as atividades e encontros síncronos. A análise desses dados permitiu evidenciar dificuldades e facilidades do desenvolvimento de uma sequência didática baseada na Teoria das Situações Didáticas durante o ensino remoto. |
Resumen : | The present work features a research in the area of Mathematics Education whose main objective is to elaborate and analyze the progress of a didactic sequence based on the Theory of Didactical Situations by Guy Brousseau for teaching and learning the Parabola subject during the emergency remote teaching in an Analytic Geometry class at UNIPAMPA. It is a qualitative research in the case study modality. The data analyzed in the research are constituted by the activities solved by the students of the class and their answers in an evaluation questionnaire about the activities and synchronous meetings. The analysis of these data allowed to evidence difficulties and facilities in the progress of a didactic sequence based on the Theory of Didactical Situations during remote teaching. |
Palabras clave : | Teoria das Situações Didáticas Sequência didática Parábolas Geometria Analítica Ensino remoto Theory of Didactical Situations Didactic sequence Analytic Geometry Remote teaching |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | BAZERQUE, Vitor Lemos. A Teoria das Situações Didáticas para o ensino e aprendizagem de Parábolas no contexto do ensino remoto emergencial . 110 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5705 |
Fecha de publicación : | 11-may-2021 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho_de_Conclusao_de_Curso__TCC_II____Vitor_Lemos_Bazerque_.pdf | 6.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.