Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3983
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Formação de professores para educação inclusiva na Educação do Campo em Dom Pedrito
Autor(es): Dutra, Maria Helena Mena
Primeiro Orientador: Jesus, Suzana Cavalheiro de
1° Membro da banca: Jesus, Suzana Cavalheiro de
2° Membro da banca: Machado, Aniara Ribeiro
3° Membro da banca: Garcia, Manoela Siqueira
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida a partir do Trabalho de Conclusão de Curso 1 No eixo “Inclusão, Acessibilidade e Tecnologia” no Contexto da Educação do Campo, do sétimo semestre, do Curso Educação do CampoLicenciatura da UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito. Com base na difusão da ideia de que os “professores não estão preparados para a inclusão”, tão propagada na fala cotidiana de diversos docentes, o objetivo será analisar a existência ou ausência de compromisso das políticas públicas de formação continuada, voltadas para a Educação inclusiva, nas escolas do campo. Este trabalho traz dados de uma entrevista realiada com a secretária de educação municipal, que faz parte do grupo de professores do campo na cidade de Dom Pedrito- RS, supervisora geral Luciane Brum, em um segundo momento Manoela Siqueira, educadora especial em uma escola do campo e responsável pelo CAP E Sandra Marques, educadora do campo. O intuito é verificar o que falta para que o conhecimento chegue até os docentes no que diz respeito as técnicas de ensino para alunos com necessidades especiais de aprendizagem e como acontece a adaptação dos professores caso não exista formação na área. Acredito que o diálogo entre docentes e gestão é imprescindível, além de cursos de formação para esclarecer questões, compartilhamento de metodologias de ensino e para a elaboração de projetos alicerçados nas políticas públicas de Educação Especial e Inclusiva.
Resumen : The present research was developed from the Work of Completion of Course 1 on the "Inclusion, Accessibility and Technology" axis in the Context of Field Education, of the seventh semester, of the Field-Licentiate Education Course of UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito. Based on the diffusion of the idea that "teachers are not prepared for inclusion", so propagated in the daily speech of several teachers, the objective will be to analyze the existence or absence of commitment of the public policies of continuing education, oriented to Inclusive Education , in the rural schools. This work will result in a survey carried out in the municipal education secretariat in which the secretary is a teacher of the field in the city of Dom Pedrito - RS. The aim is to verify what is missing so that the knowledge reaches the teachers regarding the teaching techniques for students with special learning needs. I believe that the dialogue between teachers and management is essential, as well as training courses to clarify issues, sharing teaching methodologies and for the elaboration of projects based on public policies of Special and Inclusive Education.
Palabras clave : Educação inclusiva
Educação do Campo
Formação Continuada
Inclusive education
Fiel education
Continuing education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citación : DUTRA, Maria Helena Mena. Formação de professores para educação inclusiva na Educação do Campo. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3983
Fecha de publicación : 7-jun-2018
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Educação do Campo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria Helena Mena Dutra.pdfMaria Helena Mena Dutra 2018590.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.