???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3983
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Jesus, Suzana Cavalheiro de-
dc.creatorDutra, Maria Helena Mena-
dc.date.accessioned2019-05-22T13:26:20Z-
dc.date.available2018-07-02-
dc.date.available2019-05-22T13:26:20Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.citationDUTRA, Maria Helena Mena. Formação de professores para educação inclusiva na Educação do Campo. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3983-
dc.description.abstractThe present research was developed from the Work of Completion of Course 1 on the "Inclusion, Accessibility and Technology" axis in the Context of Field Education, of the seventh semester, of the Field-Licentiate Education Course of UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito. Based on the diffusion of the idea that "teachers are not prepared for inclusion", so propagated in the daily speech of several teachers, the objective will be to analyze the existence or absence of commitment of the public policies of continuing education, oriented to Inclusive Education , in the rural schools. This work will result in a survey carried out in the municipal education secretariat in which the secretary is a teacher of the field in the city of Dom Pedrito - RS. The aim is to verify what is missing so that the knowledge reaches the teachers regarding the teaching techniques for students with special learning needs. I believe that the dialogue between teachers and management is essential, as well as training courses to clarify issues, sharing teaching methodologies and for the elaboration of projects based on public policies of Special and Inclusive Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectFiel educationpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.titleFormação de professores para educação inclusiva na Educação do Campo em Dom Pedritopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Suzana Cavalheiro de-
dc.contributor.referee2Machado, Aniara Ribeiro-
dc.contributor.referee3Garcia, Manoela Siqueira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida a partir do Trabalho de Conclusão de Curso 1 No eixo “Inclusão, Acessibilidade e Tecnologia” no Contexto da Educação do Campo, do sétimo semestre, do Curso Educação do CampoLicenciatura da UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito. Com base na difusão da ideia de que os “professores não estão preparados para a inclusão”, tão propagada na fala cotidiana de diversos docentes, o objetivo será analisar a existência ou ausência de compromisso das políticas públicas de formação continuada, voltadas para a Educação inclusiva, nas escolas do campo. Este trabalho traz dados de uma entrevista realiada com a secretária de educação municipal, que faz parte do grupo de professores do campo na cidade de Dom Pedrito- RS, supervisora geral Luciane Brum, em um segundo momento Manoela Siqueira, educadora especial em uma escola do campo e responsável pelo CAP E Sandra Marques, educadora do campo. O intuito é verificar o que falta para que o conhecimento chegue até os docentes no que diz respeito as técnicas de ensino para alunos com necessidades especiais de aprendizagem e como acontece a adaptação dos professores caso não exista formação na área. Acredito que o diálogo entre docentes e gestão é imprescindível, além de cursos de formação para esclarecer questões, compartilhamento de metodologias de ensino e para a elaboração de projetos alicerçados nas políticas públicas de Educação Especial e Inclusiva.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Educação do Campo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Maria Helena Mena Dutra.pdfMaria Helena Mena Dutra 2018590.63 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???