Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9354
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O lúdico no ensino de inglês para crianças
Autor(es): Hernandes, Aline Lemos
Primeiro Orientador: Assumpção, Simone Silva Pires de
Segundo Orientador: Morais, Kátia Vieira
Coorientador: Sudo, Mégui Mascarelo
1° Membro da banca: Assumpção, Simone Silva Pires de
2° Membro da banca: Morais, Kátia Vieira
3° Membro da banca: Sudo, Mégui Mascarelo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar como os professores de língua inglesa usam o lúdico em sala de aula para o ensino do idioma para crianças. O referencial teórico incluiu o Referencial Curricular Gaúcho e autores como Brewster, Ellis e Girard (2020), Ferrari (2003), Kishimoto (2003), House (1997), que discorrem sobre como o do lúdico é usado desde a antiguidade para incentivar o ensino e sobre os benefícios que este trás no desenvolvimento social e psicomotor do indivíduo. Foi feito um levantamento das escolas municipais, estaduais e particulares que ensinam a língua inglesa e espanhola na cidade de Bagé/RS. Descobriu-se que somente cinco escolas particulares ensinam língua inglesa para crianças até o quinto ano do Ensino Fundamental. Nessas escolas, foi aplicado um questionário por via remota para diretores ou supervisores e professores. Os resultados mostraram que as atividades lúdicas são consideradas importantes e são utilizadas em sala de aula como aliadas do ensino de língua inglesa para crianças, com o objetivo de o aluno se sentir à vontade, despertar a curiosidade e desenvolver habilidades necessárias para o aprendizado de línguas adicionais.
Abstract: This research investigated how English teachers use playful activities in the classroom to teach English as a additional language to children. The theoretical framework included the state government guidelines for education (Referencial Curricular Gaúcho) and authors such as Brewster, Ellis and Girard (2020), Ferrari (2003), Kishimoto (2003) and House (1997). The authors discuss how playful activities have been used since ancient times in teaching and its benefits to students’ social and psychomotor development. Data were collected from municipal, state and private schools that teach English and Spanish in the city in Bagé, state of Rio Grande do Sul. We found out that only five private schools teach English to children in the first five elementary school years. In these five schools, we applied a questionnaire by e-mail to principals or supervisors and teachers. Results showed that playful activities are considered important and used in the classroom as a helpful resource in the teaching of English to children, aiming to make students feel comfortable, foster curiosity, and develop the necessary skills for language learning.
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa
Lúdico
Inglês para crianças
Teaching of ESL
Playful learning
English for children
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: HERNANDES, Aline Lemos. O lúdico no ensino de inglês para crianças. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Línguas Adicionais: Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9354
Data do documento: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Aline_Lemos_Hernandes_2020_1_Letras_Linguas_Adicionais.pdf954.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.