Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9354
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O lúdico no ensino de inglês para crianças |
Autor(es): | Hernandes, Aline Lemos |
Primeiro Orientador: | Assumpção, Simone Silva Pires de |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Morais, Kátia Vieira |
Coorientador: | Sudo, Mégui Mascarelo |
1° Membro da banca: | Assumpção, Simone Silva Pires de |
2° Membro da banca: | Morais, Kátia Vieira |
3° Membro da banca: | Sudo, Mégui Mascarelo |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar como os professores de língua inglesa usam o lúdico em sala de aula para o ensino do idioma para crianças. O referencial teórico incluiu o Referencial Curricular Gaúcho e autores como Brewster, Ellis e Girard (2020), Ferrari (2003), Kishimoto (2003), House (1997), que discorrem sobre como o do lúdico é usado desde a antiguidade para incentivar o ensino e sobre os benefícios que este trás no desenvolvimento social e psicomotor do indivíduo. Foi feito um levantamento das escolas municipais, estaduais e particulares que ensinam a língua inglesa e espanhola na cidade de Bagé/RS. Descobriu-se que somente cinco escolas particulares ensinam língua inglesa para crianças até o quinto ano do Ensino Fundamental. Nessas escolas, foi aplicado um questionário por via remota para diretores ou supervisores e professores. Os resultados mostraram que as atividades lúdicas são consideradas importantes e são utilizadas em sala de aula como aliadas do ensino de língua inglesa para crianças, com o objetivo de o aluno se sentir à vontade, despertar a curiosidade e desenvolver habilidades necessárias para o aprendizado de línguas adicionais. |
Resumen : | This research investigated how English teachers use playful activities in the classroom to teach English as a additional language to children. The theoretical framework included the state government guidelines for education (Referencial Curricular Gaúcho) and authors such as Brewster, Ellis and Girard (2020), Ferrari (2003), Kishimoto (2003) and House (1997). The authors discuss how playful activities have been used since ancient times in teaching and its benefits to students’ social and psychomotor development. Data were collected from municipal, state and private schools that teach English and Spanish in the city in Bagé, state of Rio Grande do Sul. We found out that only five private schools teach English to children in the first five elementary school years. In these five schools, we applied a questionnaire by e-mail to principals or supervisors and teachers. Results showed that playful activities are considered important and used in the classroom as a helpful resource in the teaching of English to children, aiming to make students feel comfortable, foster curiosity, and develop the necessary skills for language learning. |
Palabras clave : | Ensino de língua inglesa Lúdico Inglês para crianças Teaching of ESL Playful learning English for children |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | HERNANDES, Aline Lemos. O lúdico no ensino de inglês para crianças. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Línguas Adicionais: Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9354 |
Fecha de publicación : | 1-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Aline_Lemos_Hernandes_2020_1_Letras_Linguas_Adicionais.pdf | 954.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.