Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9223
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Competências socioemocionais no exercício da docência : uma análise quantitativa com professores em formação inicial |
Autor(es): | Ferreira, Raíssa Grierson |
Primeiro Orientador: | Irala, Valesca Brasil |
Coorientador: | Blass, Leandro |
1° Membro da banca: | Irala , Valesca Brasil |
2° Membro da banca: | Blass, Leandro |
3° Membro da banca: | Lindner, Luciana Martins Teixeira |
4° Membro da banca: | Kátia Vieira, Morais |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo descrever a percepção de professores em formação inicial (licenciandos) da Universidade Federal do Pampa, frente a determinadas situações sociais de ensino, à luz da perspectiva das competências socioemocionais, especialmente no âmbito da regulação das emoções e da gestão de relacionamento. O delineamento metodológico é quantitativo e abarcou um total de 300 respondentes a um teste intitulado Teste de Regulação e Compreensão de Situações Sociais no Ensino (TRUST), o qual foi traduzido e adaptado ao contexto brasileiro. Foi utilizado o software estatístico® SPSS para a codificação das respostas individuais e também a análise das médias das estratégias avaliadas com maior adesão pelos licenciados. Como resultado, observou-se que a grande maioria das estratégias com médias mais altas foram as consideradas mais efetivas no contexto do teste. Após o ranqueamento dos respondentes, não se identificou um padrão significativamente preponderante entre os que obtiveram os melhores resultados, nem relação ao curso de origem, nem em relação à idade ou, ainda, em relação ao período em que se encontram no curso. Através de uma questão aberta complementar, pode-se fazer a validação do conteúdo do teste perante o público alvo, permitindo a sua replicabilidade em outros contextos de formação inicial ou continuada, no cenário nacional. Conclui-se que um teste dessa natureza é adequado e aborda situações realmente vivenciadas nos contextos escolares, permitindo, assim, levar à reflexão a seu respeito. Com isso, identifica-se que o teste por si só apresenta alto valor formativo para aqueles que a ele forem expostos. |
Abstract: | This research aims to describe the perception of teachers in initial training (licensing) at the Federal University of Pampa, in presence of certain social teaching situations, in view of the perspective of socioemotional skills, especially in the scope of emotion regulation and relationship management. The methodology is quantitative and embraces a total of 300 respondents to a test entitled Test of Regulation and Understanding of Social Situations in Teaching (TRUST), which was translated and adapted to the Brazilian context. It was used SPSS Statistical software® for coding the individual responses and also the analysis of the averages of the strategies evaluated with greater adherence by licensees. As a result, it was observed that the vast majority of strategies with higher averages were considered the most effective in the context of the test. After ranking the respondents, a significant predominant pattern was not identified among those who obtained the best results. Neither in relation to the program of origin, nor in relation to age, or even in relation to the period in which they are in the program. Through a complementary open question, it's possible to validate the test content, regarding the target public, allowing its replicability in other contexts of initial or continuing education, on the national scene. It is concluded that a test of this nature is appropriate and addresses situations currently experienced in school contexts, allowing this to lead to reflection about it. With this, it is identified that the test by itself has a high formative value for those exposed to it. |
Palavras-chave: | Competências socioemocionais Regulação das emoções Gestão de relacionamento Formação inicial Pesquisa quantitativa Socioemotional skills Regulation of emotions Relationship management Pre service teaching education Quantitative research |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | FERREIRA, Raíssa Grierson. Competências socioemocionais no exercício da docência : uma análise quantitativa com professores em formação inicial. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9223 |
Data do documento: | 24-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Raissa_2021__1_.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.