???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9223
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Competências socioemocionais no exercício da docência : uma análise quantitativa com professores em formação inicial
Autor(es): Ferreira, Raíssa Grierson
Primeiro Orientador: Irala, Valesca Brasil
Coorientador: Blass, Leandro
1° Membro da banca: Irala , Valesca Brasil
2° Membro da banca: Blass, Leandro
3° Membro da banca: Lindner, Luciana Martins Teixeira
4° Membro da banca: Kátia Vieira, Morais
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever a percepção de professores em formação inicial (licenciandos) da Universidade Federal do Pampa, frente a determinadas situações sociais de ensino, à luz da perspectiva das competências socioemocionais, especialmente no âmbito da regulação das emoções e da gestão de relacionamento. O delineamento metodológico é quantitativo e abarcou um total de 300 respondentes a um teste intitulado Teste de Regulação e Compreensão de Situações Sociais no Ensino (TRUST), o qual foi traduzido e adaptado ao contexto brasileiro. Foi utilizado o software estatístico® SPSS para a codificação das respostas individuais e também a análise das médias das estratégias avaliadas com maior adesão pelos licenciados. Como resultado, observou-se que a grande maioria das estratégias com médias mais altas foram as consideradas mais efetivas no contexto do teste. Após o ranqueamento dos respondentes, não se identificou um padrão significativamente preponderante entre os que obtiveram os melhores resultados, nem relação ao curso de origem, nem em relação à idade ou, ainda, em relação ao período em que se encontram no curso. Através de uma questão aberta complementar, pode-se fazer a validação do conteúdo do teste perante o público alvo, permitindo a sua replicabilidade em outros contextos de formação inicial ou continuada, no cenário nacional. Conclui-se que um teste dessa natureza é adequado e aborda situações realmente vivenciadas nos contextos escolares, permitindo, assim, levar à reflexão a seu respeito. Com isso, identifica-se que o teste por si só apresenta alto valor formativo para aqueles que a ele forem expostos.
Abstract: This research aims to describe the perception of teachers in initial training (licensing) at the Federal University of Pampa, in presence of certain social teaching situations, in view of the perspective of socioemotional skills, especially in the scope of emotion regulation and relationship management. The methodology is quantitative and embraces a total of 300 respondents to a test entitled Test of Regulation and Understanding of Social Situations in Teaching (TRUST), which was translated and adapted to the Brazilian context. It was used SPSS Statistical software® for coding the individual responses and also the analysis of the averages of the strategies evaluated with greater adherence by licensees. As a result, it was observed that the vast majority of strategies with higher averages were considered the most effective in the context of the test. After ranking the respondents, a significant predominant pattern was not identified among those who obtained the best results. Neither in relation to the program of origin, nor in relation to age, or even in relation to the period in which they are in the program. Through a complementary open question, it's possible to validate the test content, regarding the target public, allowing its replicability in other contexts of initial or continuing education, on the national scene. It is concluded that a test of this nature is appropriate and addresses situations currently experienced in school contexts, allowing this to lead to reflection about it. With this, it is identified that the test by itself has a high formative value for those exposed to it.
metadata.dc.subject: Competências socioemocionais
Regulação das emoções
Gestão de relacionamento
Formação inicial
Pesquisa quantitativa
Socioemotional skills
Regulation of emotions
Relationship management
Pre service teaching education
Quantitative research
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: FERREIRA, Raíssa Grierson. Competências socioemocionais no exercício da docência : uma análise quantitativa com professores em formação inicial. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9223
metadata.dc.date.issued: 24-Sep-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Raissa_2021__1_.pdf2.02 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???