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dc.contributor.advisor1Irala, Valesca Brasil-
dc.creatorFerreira, Raíssa Grierson-
dc.date.accessioned2024-05-21T21:12:50Z-
dc.date.available2024-05-21T21:12:50Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.citationFERREIRA, Raíssa Grierson. Competências socioemocionais no exercício da docência : uma análise quantitativa com professores em formação inicial. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9223-
dc.description.abstractThis research aims to describe the perception of teachers in initial training (licensing) at the Federal University of Pampa, in presence of certain social teaching situations, in view of the perspective of socioemotional skills, especially in the scope of emotion regulation and relationship management. The methodology is quantitative and embraces a total of 300 respondents to a test entitled Test of Regulation and Understanding of Social Situations in Teaching (TRUST), which was translated and adapted to the Brazilian context. It was used SPSS Statistical software® for coding the individual responses and also the analysis of the averages of the strategies evaluated with greater adherence by licensees. As a result, it was observed that the vast majority of strategies with higher averages were considered the most effective in the context of the test. After ranking the respondents, a significant predominant pattern was not identified among those who obtained the best results. Neither in relation to the program of origin, nor in relation to age, or even in relation to the period in which they are in the program. Through a complementary open question, it's possible to validate the test content, regarding the target public, allowing its replicability in other contexts of initial or continuing education, on the national scene. It is concluded that a test of this nature is appropriate and addresses situations currently experienced in school contexts, allowing this to lead to reflection about it. With this, it is identified that the test by itself has a high formative value for those exposed to it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_BR
dc.subjectRegulação das emoçõespt_BR
dc.subjectGestão de relacionamentopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectPesquisa quantitativapt_BR
dc.subjectSocioemotional skillspt_BR
dc.subjectRegulation of emotionspt_BR
dc.subjectRelationship managementpt_BR
dc.subjectPre service teaching educationpt_BR
dc.subjectQuantitative researchpt_BR
dc.titleCompetências socioemocionais no exercício da docência : uma análise quantitativa com professores em formação inicialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Blass, Leandro-
dc.contributor.referee1Irala , Valesca Brasil-
dc.contributor.referee2Blass, Leandro-
dc.contributor.referee3Lindner, Luciana Martins Teixeira-
dc.contributor.referee4Kátia Vieira, Morais-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo descrever a percepção de professores em formação inicial (licenciandos) da Universidade Federal do Pampa, frente a determinadas situações sociais de ensino, à luz da perspectiva das competências socioemocionais, especialmente no âmbito da regulação das emoções e da gestão de relacionamento. O delineamento metodológico é quantitativo e abarcou um total de 300 respondentes a um teste intitulado Teste de Regulação e Compreensão de Situações Sociais no Ensino (TRUST), o qual foi traduzido e adaptado ao contexto brasileiro. Foi utilizado o software estatístico® SPSS para a codificação das respostas individuais e também a análise das médias das estratégias avaliadas com maior adesão pelos licenciados. Como resultado, observou-se que a grande maioria das estratégias com médias mais altas foram as consideradas mais efetivas no contexto do teste. Após o ranqueamento dos respondentes, não se identificou um padrão significativamente preponderante entre os que obtiveram os melhores resultados, nem relação ao curso de origem, nem em relação à idade ou, ainda, em relação ao período em que se encontram no curso. Através de uma questão aberta complementar, pode-se fazer a validação do conteúdo do teste perante o público alvo, permitindo a sua replicabilidade em outros contextos de formação inicial ou continuada, no cenário nacional. Conclui-se que um teste dessa natureza é adequado e aborda situações realmente vivenciadas nos contextos escolares, permitindo, assim, levar à reflexão a seu respeito. Com isso, identifica-se que o teste por si só apresenta alto valor formativo para aqueles que a ele forem expostos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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