Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9169
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A contextualização da sociolinguística educacional nos espaços escolares: desafios que impulsionam a construção de saberes linguísticos |
Autor(es): | Pacheco, Vivian Caceres |
Primeiro Orientador: | Córdoba, Alexander Severo |
1° Membro da banca: | Córdoba, Alexander Severo |
2° Membro da banca: | Costa, Alan Ricardo |
3° Membro da banca: | Lima, Matheus Soares de |
Resumo: | O estudo dos segmentos da sociolinguística no espaço escolar, bem como suas contribuições para a construção de uma aprendizagem significativa, faz se necessário como um meio facilitador de desenvolvimento individual e social. Tendo em vista tal pressuposto, o objetivo desta pesquisa é realizar uma análise de como ocorre a abordagem sobre a variação linguística nos anos finais do ensino fundamental, especificamente, como o livro didático trata esse assunto. Para a realização do presente trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e qualitativa em referenciais teóricos, buscando trazer para a discussão as ideias que se trabalham sobre a perspectiva da Sociolinguística Educacional (SE) em um livro do sexto ano do ensino fundamental dos anos finais. Sendo assim, o trabalho desenvolvido com a língua portuguesa, em sala de aula, permite que os estudantes participem da construção do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando que, por meio dela, sejam realizadas significativas mudanças na comunicação dos sujeitos, facilitando assim a compreensão e o diálogo construtivo. |
Abstract: | The study of sociolinguistics segments in the school environment, as well as their contributions to the construction of meaningful learning, is necessary as a means of facilitating individual and social development. In view of this assumption, the objective of the research is to carry out an analysis of how the approach to linguistic variation in the final years of elementary school occurs, specifically, how the textbook deals with this subject. In order to carry out this work, a bibliographical and qualitative research was carried out in theoretical references, seeking to bring to the discussion the ideas that are worked on from the perspective of Educational Sociolinguistics (ES) in the elementary school textbook of the final years. The discovery of the Portuguese language as an ally allows more citizens to participate in the construction of the teaching-learning process, enabling significant changes to be made in the subjects' communication through it, thus facilitating understanding and constructive dialogue. |
Palavras-chave: | Sociolinguística Educacional Livro didático Ensino aprendizagem de língua materna Educational sociolinguistics Textbook Mother tongue teaching-learning |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | PACHECO, Vivian Caceres. A contextualização da sociolinguística educacional nos espaços escolares: desafios que impulsionam a construção de saberes linguísticos. 24 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9169 |
Data do documento: | 14-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIVIAN CACERES PACHECO.pdf | Vivian Caceres Pacheco 2021 | 532.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.