Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9169
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A contextualização da sociolinguística educacional nos espaços escolares: desafios que impulsionam a construção de saberes linguísticos
Autor(es): Pacheco, Vivian Caceres
Primeiro Orientador: Córdoba, Alexander Severo
1° Membro da banca: Córdoba, Alexander Severo
2° Membro da banca: Costa, Alan Ricardo
3° Membro da banca: Lima, Matheus Soares de
Resumo: O estudo dos segmentos da sociolinguística no espaço escolar, bem como suas contribuições para a construção de uma aprendizagem significativa, faz se necessário como um meio facilitador de desenvolvimento individual e social. Tendo em vista tal pressuposto, o objetivo desta pesquisa é realizar uma análise de como ocorre a abordagem sobre a variação linguística nos anos finais do ensino fundamental, especificamente, como o livro didático trata esse assunto. Para a realização do presente trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e qualitativa em referenciais teóricos, buscando trazer para a discussão as ideias que se trabalham sobre a perspectiva da Sociolinguística Educacional (SE) em um livro do sexto ano do ensino fundamental dos anos finais. Sendo assim, o trabalho desenvolvido com a língua portuguesa, em sala de aula, permite que os estudantes participem da construção do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando que, por meio dela, sejam realizadas significativas mudanças na comunicação dos sujeitos, facilitando assim a compreensão e o diálogo construtivo.
Resumen : The study of sociolinguistics segments in the school environment, as well as their contributions to the construction of meaningful learning, is necessary as a means of facilitating individual and social development. In view of this assumption, the objective of the research is to carry out an analysis of how the approach to linguistic variation in the final years of elementary school occurs, specifically, how the textbook deals with this subject. In order to carry out this work, a bibliographical and qualitative research was carried out in theoretical references, seeking to bring to the discussion the ideas that are worked on from the perspective of Educational Sociolinguistics (ES) in the elementary school textbook of the final years. The discovery of the Portuguese language as an ally allows more citizens to participate in the construction of the teaching-learning process, enabling significant changes to be made in the subjects' communication through it, thus facilitating understanding and constructive dialogue.
Palabras clave : Sociolinguística Educacional
Livro didático
Ensino aprendizagem de língua materna
Educational sociolinguistics
Textbook
Mother tongue teaching-learning
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : PACHECO, Vivian Caceres. A contextualização da sociolinguística educacional nos espaços escolares: desafios que impulsionam a construção de saberes linguísticos. 24 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9169
Fecha de publicación : 14-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VIVIAN CACERES PACHECO.pdfVivian Caceres Pacheco 2021532.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.