Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9079
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Um estudo sobre a criticidade nos documentos oficiais de ensino de língua portuguesa: PCN (1997) e BNCC (2017) |
Autor(es): | Silveira, Patricia Lucas Fernandes da |
Primeiro Orientador: | Souza, Nathan Bastos de |
1° Membro da banca: | Souza, Nathan Bastos de |
2° Membro da banca: | Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida |
3° Membro da banca: | D'avila, Alessandra Goulart |
Resumo: | A presente pesquisa visa estudar a visão que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's, 1997 do ensino fundamental) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017 do Ensino Fundamental) têm em relação a leitores críticos. Além disso, de forma específica, buscou-se averiguar, nesses documentos, por meio de descritores, o processo crítico no processo formativo dos estudantes. Por meio de uma pesquisa qualitativa e documental, utilizou-se os seguintes descritores para análise: "crítico", "crítica", "criticidade" e "criticamente", de modo a se ter um olhar mais específico a questões críticas acerca do sujeito leitor. Por meio dessa pesquisa, pode-se constatar que ambos os documentos tratam de questões similares, como observação e análise crítica de textos que abordam preconceito linguístico, variação linguística e diferentes gêneros textuais. Ainda, a BNCC (BRASIL, 2017) traz de forma mais clara, a abordagem de textos de opinião, sobre diferenciação de fato ou opinião e de questões sociais, políticas e socioeconômicas. |
Resumen: | Esta investigación tiene como objetivo estudiar la visión que tienen los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN's, 1997 de educación básica) y la Base Común Nacional Curricular (BNCC, 2017 de Educación Primaria) tiene en relación con los lectores críticos. Además, específicamente, buscamos investigar, en estos documenta, a través de descriptores, el proceso crítico en el proceso de formación de estudiantes. A través de una investigación cualitativa y documental, se utilizaron para el análisis los siguientes descriptores: “crítico”, “crítica”, “criticidad” y “críticamente”, con el fin de tener una mirada más específica sobre los temas críticos. sobre el tema de lectura. A través de esta investigación se puede observar que Ambos documentos abordan cuestiones similares, como la observación y Análisis crítico de textos que abordan prejuicios y variaciones lingüísticas. lingüística y diferentes géneros textuales. Además, el BNCC (BRASIL, 2017) reúne más claramente, el abordaje de los textos de opinión, sobre la diferenciación de hechos u opiniones y cuestiones sociales, políticas y socioeconómicas. |
Palavras-chave: | Sujeitos críticos Leitura Interpretação Gêneros textuais Análise crítica Temas críticos Lectura Interpretación Géneros textuales Análisis critico |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | SILVEIRA, Patricia Lucas Fernandes da. Um estudo sobre a criticidade nos documentos oficiais de ensino de língua portuguesa: PCN (1997) e BNCC (2017). 32 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9079 |
Data do documento: | 22-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PATRICIA LUCAS FERNANDES DA SILVEIRA.pdf | Patricia Lucas Fernandes da Silveira 2022 | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.