Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9048
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O lúdico como instrumento de ensino em análise linguística nos anos finais do ensino fundamental II |
Autor(es): | Alves , Marta Vieira |
Primeiro Orientador: | Alves, Flávia Azambuja |
1° Membro da banca: | Alves, Flávia Azambuja |
2° Membro da banca: | Vieira, Lilia Lima |
3° Membro da banca: | Moser, Denise Aparecida |
Resumo: | Em março de 2021 as aulas presenciais na educação básica foram suspensas devido a Pandemia da COVID-19. Para dar continuidade ao ano letivo, o ensino remoto foi a principal modalidade de ensino utilizada pelos gestores educacionais. Nesse contexto, para facilitar o desenvolvimento das atividades educativas no ambiente familiar e contribuir estrategicamente com o processo educacional, considerando a análise linguística (AL), este trabalho tem como meta refletir a respeito das formas lúdicas de se trabalhar com AL em jogos educativos de modo a cativar a atenção do aluno, em meio a tantas distrações disponíveis no ciberespaço. A metodologia parte do princípio da natureza básica, com objetivos do tipo exploratório e procedimentos do tipo bibliográfico. Os resultados indicam que a exploração dos jogos digitais pode contribuir significativamente para o desenvolvimento do processo de aprendizagem em Análise Linguística. |
Resumen : | In March 2021, face-to-face classes in basic education were suspended due to the COVID-19 pandemic. To continue the school year, remote teaching was the main teaching modality used by educational managers. In this context, to facilitate the development of educational activities in the family environment and strategically contribute to the educational process, considering linguistic analysis (LA), this work aims to reflect on the playful ways of working with AL in educational games in a way to captivate the student's attention, amidst so many distractions available in cyberspace. The methodology is based on the principle of basic nature, with exploratory objectives and bibliographic procedures. The results indicate that the exploration of digital games can significantly contribute to the development of the learning process in Linguistic Analysis. |
Palabras clave : | Educação Lúdico Jogos digitais Análise Linguística Education Ludic Digital games Linguistic Analysis |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | ALVES, Marta Vieira. O lúdico como instrumento de ensino em análise linguística nos anos finais do ensino fundamental II. 26 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9048 |
Fecha de publicación : | 14-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARTA VIEIRA ALVES.pdf | Marta Vieira Alves 2021 | 713.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.