Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8993
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Cascão em quadrinista: leitura, oralidade e produção textual de um autista |
Autor(es): | Nunes , Luciana Nobre |
Primeiro Orientador: | Moser, Denise Aparecida |
1° Membro da banca: | Moser, Denise Aparecida |
2° Membro da banca: | Hammes, Lúcio Jorge |
3° Membro da banca: | Caetano, Virgínia Barbosa Lucena |
Resumo: | Através desse artigo cientifico, buscou-se verificar os desafios que um estudante autista do 6º ano do Ensino Fundamental enfrenta ao se deparar com a oralidade, leitura e produção textual do gênero discursivo História em Quadrinhos. Usaram-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, com um estudo de caso, com ênfase na abordagem qualitativa e no caráter exploratório. Os dados obtidos demonstraram que o estudante autista do 6º ano do Ensino Fundamental não apresentou dificuldades para a realização das atividades que envolveram as habilidades de oralidade, leitura e produção textual do gênero discursivo História em Quadrinhos. Apresentou apenas equívocos na pontuação e na ortografia. Com isso, sugere-se que, conforme o nível do autismo, novas propostas de ensino surjam para contemplar esse público. |
Resumen : | Through this scientific article, we sought to verify the challenges that an autistic student of the 6th year of Elementary School faces when faced with orality, reading and textual production of the discursive genre History in Comics. Bibliographic research and field research were used as methodology, with a case study, with emphasis on the qualitative approach and on the exploratory character. The data obtained showed that the autistic student of the 6th year of Elementary School did not present difficulties in carrying out activities that involved the skills of orality, reading and textual production of the discursive genre Comics. He presented only errors in punctuation and spelling. With this, it is suggested that, according to the level of autism, new teaching proposals arise to contemplate this audience. |
Palabras clave : | Autismo Escola Família Língua Portuguesa História em Quadrinhos Autism School Family Portuguese language Comic book story |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | NUNES, Luciana Nobre. Cascão em quadrinista: leitura, oralidade e produção textual de um autista. 30 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8993 |
Fecha de publicación : | 17-mar-2022 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIANA NOBRE NUNES.pdf | Luciana Nobre Nunes 2022 | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.