???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8993
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Cascão em quadrinista: leitura, oralidade e produção textual de um autista
Autor(es): Nunes , Luciana Nobre
Primeiro Orientador: Moser, Denise Aparecida
1° Membro da banca: Moser, Denise Aparecida
2° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
3° Membro da banca: Caetano, Virgínia Barbosa Lucena
Resumo: Através desse artigo cientifico, buscou-se verificar os desafios que um estudante autista do 6º ano do Ensino Fundamental enfrenta ao se deparar com a oralidade, leitura e produção textual do gênero discursivo História em Quadrinhos. Usaram-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, com um estudo de caso, com ênfase na abordagem qualitativa e no caráter exploratório. Os dados obtidos demonstraram que o estudante autista do 6º ano do Ensino Fundamental não apresentou dificuldades para a realização das atividades que envolveram as habilidades de oralidade, leitura e produção textual do gênero discursivo História em Quadrinhos. Apresentou apenas equívocos na pontuação e na ortografia. Com isso, sugere-se que, conforme o nível do autismo, novas propostas de ensino surjam para contemplar esse público.
Abstract: Through this scientific article, we sought to verify the challenges that an autistic student of the 6th year of Elementary School faces when faced with orality, reading and textual production of the discursive genre History in Comics. Bibliographic research and field research were used as methodology, with a case study, with emphasis on the qualitative approach and on the exploratory character. The data obtained showed that the autistic student of the 6th year of Elementary School did not present difficulties in carrying out activities that involved the skills of orality, reading and textual production of the discursive genre Comics. He presented only errors in punctuation and spelling. With this, it is suggested that, according to the level of autism, new teaching proposals arise to contemplate this audience.
metadata.dc.subject: Autismo
Escola
Família
Língua Portuguesa
História em Quadrinhos
Autism
School
Family
Portuguese language
Comic book story
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: NUNES, Luciana Nobre. Cascão em quadrinista: leitura, oralidade e produção textual de um autista. 30 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8993
metadata.dc.date.issued: 17-Mar-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LUCIANA NOBRE NUNES.pdfLuciana Nobre Nunes 20221.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???