Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8700
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O gênero literário conto e as contribuições na formação de leitores |
Autor(es): | Facco , Janaína Bittencourt |
Primeiro Orientador: | Kelling, Véra Lucia Vargas de Souza |
1° Membro da banca: | Kelling, Véra Lucia Vargas de Souza |
2° Membro da banca: | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do |
3° Membro da banca: | Oliveira, Lisiane Inchauspe de |
Resumo: | Este artigo traz um estudo sobre a utilização do gênero literário conto como suporte ao ensino da leitura e tem como objetivo verificar sua contribuição para a formação de leitores. A escolha deste tema partiu das vivências da pesquisadora como discente do curso de Letras Português ofertado pela UAB – UNIPAMPA, na modalidade EaD, considerando que durante o processo de formação teve a oportunidade de explorar algumas obras literárias. O embasamento teórico permeia os estudos de Antunes (2003), Cosson (2006), Fiorussi (2003), Gotlib (2004), Silva (2003), entre outros. A metodologia deste trabalho foi realizada por meio de referências baseadas em estudos sobre o tema. Conclui-se, que o uso do gênero literário conto como objeto de estudo é eficaz para o ensino da leitura, pois oportuniza a interação entre texto e estudante, contribuindo, assim, na formação de leitores. |
Abstract: | This article presents an approach on the use of the literary genre short story as an object of study for the teaching of reading. The objective of this study is to present the short story literary genre and the contributions of this textual genre in the formation of readers. The choice of this theme came from the researcher's experiences as a student of the Portuguese Language course offered by UAB – UNIPAMPA, in the EaD modality. During the training process I had the opportunity to explore some literary works. The theoretical basis permeates the studies of Antunes (2003), Cosson (2006), Fiorussi (2003), Gotlib (2004), Silva (2003), among others. The methodology of this work was carried out through references based on studies on the subject. It is concluded that the use of the literary genre short story as an object of study is effective for teaching reading, as it provides opportunities for interaction between text and student, thus contributing to the formation of readers. |
Palavras-chave: | Leitura Conto Leitores Reading Tale Readers |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | FACCO, Janaína Bittencourt. O gênero literário conto e as contribuições na formação de leitores. 21 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8700 |
Data do documento: | 15-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JANAÍNA BITTENCOURT FACCO.pdf | Janaína Bittencourt Facco 2021 | 511.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.