Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8700
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O gênero literário conto e as contribuições na formação de leitores
Autor(es): Facco , Janaína Bittencourt
Primeiro Orientador: Kelling, Véra Lucia Vargas de Souza
1° Membro da banca: Kelling, Véra Lucia Vargas de Souza
2° Membro da banca: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
3° Membro da banca: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
Resumo: Este artigo traz um estudo sobre a utilização do gênero literário conto como suporte ao ensino da leitura e tem como objetivo verificar sua contribuição para a formação de leitores. A escolha deste tema partiu das vivências da pesquisadora como discente do curso de Letras Português ofertado pela UAB – UNIPAMPA, na modalidade EaD, considerando que durante o processo de formação teve a oportunidade de explorar algumas obras literárias. O embasamento teórico permeia os estudos de Antunes (2003), Cosson (2006), Fiorussi (2003), Gotlib (2004), Silva (2003), entre outros. A metodologia deste trabalho foi realizada por meio de referências baseadas em estudos sobre o tema. Conclui-se, que o uso do gênero literário conto como objeto de estudo é eficaz para o ensino da leitura, pois oportuniza a interação entre texto e estudante, contribuindo, assim, na formação de leitores.
Resumen : This article presents an approach on the use of the literary genre short story as an object of study for the teaching of reading. The objective of this study is to present the short story literary genre and the contributions of this textual genre in the formation of readers. The choice of this theme came from the researcher's experiences as a student of the Portuguese Language course offered by UAB – UNIPAMPA, in the EaD modality. During the training process I had the opportunity to explore some literary works. The theoretical basis permeates the studies of Antunes (2003), Cosson (2006), Fiorussi (2003), Gotlib (2004), Silva (2003), among others. The methodology of this work was carried out through references based on studies on the subject. It is concluded that the use of the literary genre short story as an object of study is effective for teaching reading, as it provides opportunities for interaction between text and student, thus contributing to the formation of readers.
Palabras clave : Leitura
Conto
Leitores
Reading
Tale
Readers
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : FACCO, Janaína Bittencourt. O gênero literário conto e as contribuições na formação de leitores. 21 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8700
Fecha de publicación : 15-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JANAÍNA BITTENCOURT FACCO.pdfJanaína Bittencourt Facco 2021511.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.