Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8675
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Concepções de leitura e escrita na contemporaneidade: pensar e agir com as tecnologias digitais |
Autor(es): | Paiva, Juliane Davila e |
Primeiro Orientador: | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do |
Resumo: | A leitura e a escrita passaram por muitas transformações ao longo do tempo. Das paredes às telas digitais, o modo de ler e escrever vem se transformando junto com o avanço da tecnologia. A escrita, atualmente, pode ser realizada em ambientes digitais de diversos formatos: blogs, redes sociais, escritas compartilhadas a exemplo do ambiente Wiki, entre outros. Quanto a leitura, ainda nos ambientes digitais, é possível ler de maneira linear e não linear, desde que haja um link que direcione o leitor para outros textos que possuam informações relacionadas ao que está sendo lido. Este trabalho, qualitativo de cunho bibliográfico, é analisar a ocorrência da leitura e da escrita na era digital a partir do referencial teórico estabelecido, assim como na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia a educação brasileira. A partir da discussão realizada, observou-se que as práticas de leitura e escrita mantêm certa aproximação entre analógico e digital, diferenciando-se a depender da perspectiva tomada sobre ler e escrever. Palavras-Chave: Escrita, Leitura, Tecnologias digitais, Cultura digital, BNCC. |
Resumen: | La lectura y la escritura han sufrido muchas transformaciones a lo largo del tiempo. De las paredes a las pantallas digitales, la forma de leer y escribir ha ido cambiando junto con el avance de la tecnología. La escritura, actualmente, se puede realizar en entornos digitales de diferentes formatos: blogs, redes sociales, escrituras compartidas como el entorno Wiki, entre otros. En cuanto a la lectura, incluso en entornos digitales, es posible leer de forma lineal y no lineal, siempre que exista un enlace que dirija al lector a otros textos que tengan información relacionada con lo que se está leyendo. Este trabajo bibliográfico cualitativo tiene como objetivo analizar la ocurrencia de la lectura y la escritura en la era digital a partir del referencial teórico establecido, así como de la Base Curricular Común Nacional (BNCC), documento que orienta la educación brasileña. De la discusión realizada se observó que las prácticas de lectura y escritura mantienen cierta aproximación entre lo analógico y lo digital, diferenciándose según la perspectiva que se tenga sobre la lectura y la escritura. Palabras clave: Escritura, Lectura, Tecnologías digitales, Cultura digital, BNCC. |
Palavras-chave: | Educação Escrita Leitura Base Nacional Comum Curricular Tecnologias digitais Cultura digital Education Reading Writing Digital technologies Digital culture |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Citação: | PAIVA, Juliane Davila e. Concepções de leitura e escrita na contemporaneidade: pensar e agir com as tecnologias digitais. Orientadora: Camila Gonçalves dos Santos do Canto. 2023. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8675 |
Data do documento: | 17-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANE DAVILA E PAIVA - 2023.pdf | 709.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.