Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8246
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Linguagem multimodal: como essa tendência pode colaborar com a atratividade das aulas de língua portuguesa?
Autor(es): Magalhães , Andressa Rodriguez
Primeiro Orientador: Hidalgo, Luisa da Silva
1° Membro da banca: Hidalgo, Luisa da Silva
2° Membro da banca: Dornelles, Clara Zeni Camargo
3° Membro da banca: Carvalho, Millaine de Souza
Resumo: Cada vez mais, cresce a necessidade de implantar no currículo escolar a multiplicidade de textos que estão surgindo com o incentivo das novas tecnologias, as quais já fazem parte da vida dos alunos, mas são pouco utilizadas nas escolas. Com esse intuito, o presente trabalho visa contribuir com a pesquisa sobre gêneros multimodais, destacando seu uso nas aulas de Língua Portuguesa com o enfoque de colaborar na atratividade dessas aulas, que são muito importantes para o desenvolvimento da linguagem. Iniciando com os conceitos de multiletramento, que têm a prática de leitura e de escrita relacionada às mídias contemporâneas e, em seguida, trazendo perspectivas e possibilidades do uso da linguagem multimodal nas aulas de Língua Portuguesa através dos gêneros multimodais: Infográfico, Meme, Tirinha e Histórias em quadrinhos, demonstrou-se a relevância da utilização desses recursos para a colaboração e a inclusão desses meios de aprendizagem, os quais ainda são pouco utilizados nas aulas de linguagem.
Resumen : Increasingly, there is a growing need to implement in the school curriculum the multiplicity of texts that are emerging with the encouragement of new technologies, which are already part of students' lives, but are little used in schools. With this in mind, this paper aims to contribute to research on multimodal genres, highlighting their use in Portuguese language classes with a focus on collaborating in the attractiveness of these classes, which are very important for language development. Starting with the concepts of multiliteracy, which have the practice of reading and writing related to contemporary media, and then bringing perspectives and possibilities for the use of multimodal language in Portuguese language classes through the multimodal genres: Infographic, Meme, Comic strip and Comic books, the relevance of using these resources for collaboration and the inclusion of these means of learning, which are still little used in language classes.
Palabras clave : Textos multimodais
Atratividade
Multiletramento
Linguagem
Multimodal texts
Attractiveness
Multiliteracy
Language
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : MAGALHÃES, Andressa Rodriguez. Linguagem multimodal: como essa tendência pode colaborar com a atratividade das aulas de língua portuguesa?. 32 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8246
Fecha de publicación : 14-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANDRESSA RODRIGUEZ MAGALHÃES.pdfAndressa Rodriguez Magalhães 2021722.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.