Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7669
Tipo: | Dissertação |
Título: | A inclusão de licenciando em ciências da natureza com deficiência visual na escola: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | The inclusion of visually impaired students in natural sciences at school: a case study |
Autor(es): | Pereira, Letícia Sauer Leal |
Primeiro Orientador: | Ruppenthal, Raquel |
Coorientador: | Marzari, Mara Regina Bonini |
Resumo: | O processo de inclusão escolar e da pessoa com deficiência tem sido um desafio para todos dentro do contexto escolar, neste caso do indivíduo com deficiência visual. O viés da formação inicial docente também traz demandas e, quando somadas à inclusão, gera diversos questionamentos. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como objetivo investigar como acontece o processo de formação inicial, inclusão, adaptação e integração de um licenciando com deficiência visual na comunidade escolar, durante o estágio curricular supervisionado do curso de Ciências da Natureza. Tal proposta faz-se relevante de modo que a inclusão do educador com deficiência é tão importante quanto a do educando. A partir da busca dos artigos foi realizada na base de dados Portal de Periódicos CAPES, utilizando-se descritores e operadores booleanos, e esta resultou em 1685 artigos, dos quais fez-se uma filtragem a partir de critérios, restando 14 artigos selecionados, os quais foram estudados e classificados. Concluiu-se que a produção de artigos nesta área é variada, no entanto ainda há lacunas a ser suprimidas. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturas e aplicação de formulário online, em uma escola da Rede Estadual do município de Uruguaiana – RS, no período de pandemia da COVID-19. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Utilizou-se como procedimento um estudo de caso individual, com múltiplas unidades de análise. Os dados foram analisados à luz da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Estes apontaram que é necessário um conjunto de fatores (ambiente favorável; adaptações físicas, metodológicas e curriculares; aprimoramento profissional) para promover novas vivências, potencializar e possibilitar o convívio formativo (a disposição de conviver com pessoas com deficiência) que inicia no ambiente escolar e pode possibilitar a cultura de inclusão em outros ambientes da sociedade. Esperou-se com esta pesquisa contribuir com o fornecimento de novos dados no sentido da formação inicial do professor com deficiência visual e a inclusão do mesmo no ambiente escolar. |
Abstract: | The process of school inclusion and of the person with disability has been a challenge for everyone within the school context, in this case the individual with visual impairment. The bias of the initial teacher training also brings demands, and when added to the inclusion, it generates several questions. From this perspective, the research aims to investigate how does happen the process of initial formation, inclusion, adaptation and integration of a graduate with visual impairment in the school community during the supervised curricular internship of the Nature Sciences course. Such proposal is relevant so that the inclusion of the educator with disability is as important as that of the student. It is a qualitative approach research, of descriptive and exploratory nature. It will use as procedure an individual case study, with multiple analysis units, from observation, questionnaires, interviews and records in field journal of the researcher and the research subject. The data will be analyzed based on the reasoned theory. It is expected that this research will contribute to the provision of new data for the initial training of visually impaired teachers and their inclusion in the school environment. |
Palavras-chave: | Licensing Educator Supervised internship Inclusive Education Teaching Science Licenciando Estágio supervisionado Educação Inclusiva Educador Ensino de Ciências |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Citação: | PEREIRA, Letícia Sauer Leal. A inclusão de licenciando em ciências da natureza com deficiência visual na escola: um estudo de caso. 85 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7669 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LETÍCIA SAUER LEAL PEREIRA.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.