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dc.contributor.advisor1Ruppenthal, Raquel-
dc.creatorPereira, Letícia Sauer Leal-
dc.date.accessioned2022-10-11T16:53:33Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-10-11T16:53:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPEREIRA, Letícia Sauer Leal. A inclusão de licenciando em ciências da natureza com deficiência visual na escola: um estudo de caso. 85 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7669-
dc.description.abstractThe process of school inclusion and of the person with disability has been a challenge for everyone within the school context, in this case the individual with visual impairment. The bias of the initial teacher training also brings demands, and when added to the inclusion, it generates several questions. From this perspective, the research aims to investigate how does happen the process of initial formation, inclusion, adaptation and integration of a graduate with visual impairment in the school community during the supervised curricular internship of the Nature Sciences course. Such proposal is relevant so that the inclusion of the educator with disability is as important as that of the student. It is a qualitative approach research, of descriptive and exploratory nature. It will use as procedure an individual case study, with multiple analysis units, from observation, questionnaires, interviews and records in field journal of the researcher and the research subject. The data will be analyzed based on the reasoned theory. It is expected that this research will contribute to the provision of new data for the initial training of visually impaired teachers and their inclusion in the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicensingpt_BR
dc.subjectEducatorpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Sciencept_BR
dc.subjectLicenciandopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducadorpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleA inclusão de licenciando em ciências da natureza com deficiência visual na escola: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe inclusion of visually impaired students in natural sciences at school: a case studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9330038616939774pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6918823752779978pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marzari, Mara Regina Bonini-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2047536712039793pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO processo de inclusão escolar e da pessoa com deficiência tem sido um desafio para todos dentro do contexto escolar, neste caso do indivíduo com deficiência visual. O viés da formação inicial docente também traz demandas e, quando somadas à inclusão, gera diversos questionamentos. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como objetivo investigar como acontece o processo de formação inicial, inclusão, adaptação e integração de um licenciando com deficiência visual na comunidade escolar, durante o estágio curricular supervisionado do curso de Ciências da Natureza. Tal proposta faz-se relevante de modo que a inclusão do educador com deficiência é tão importante quanto a do educando. A partir da busca dos artigos foi realizada na base de dados Portal de Periódicos CAPES, utilizando-se descritores e operadores booleanos, e esta resultou em 1685 artigos, dos quais fez-se uma filtragem a partir de critérios, restando 14 artigos selecionados, os quais foram estudados e classificados. Concluiu-se que a produção de artigos nesta área é variada, no entanto ainda há lacunas a ser suprimidas. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturas e aplicação de formulário online, em uma escola da Rede Estadual do município de Uruguaiana – RS, no período de pandemia da COVID-19. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Utilizou-se como procedimento um estudo de caso individual, com múltiplas unidades de análise. Os dados foram analisados à luz da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Estes apontaram que é necessário um conjunto de fatores (ambiente favorável; adaptações físicas, metodológicas e curriculares; aprimoramento profissional) para promover novas vivências, potencializar e possibilitar o convívio formativo (a disposição de conviver com pessoas com deficiência) que inicia no ambiente escolar e pode possibilitar a cultura de inclusão em outros ambientes da sociedade. Esperou-se com esta pesquisa contribuir com o fornecimento de novos dados no sentido da formação inicial do professor com deficiência visual e a inclusão do mesmo no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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LETÍCIA SAUER LEAL PEREIRA.pdf1.14 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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