Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7374
Tipo: | Dissertação |
Título : | Pensamento estocástico-estatístico e comunicação matemática na educação infantil: uma ação pedagógica com crianças do pré-escolar de uma escola pública da rede municipal de Jaguarão/RS |
Autor(es): | Jahnke, Thuanne Souza |
Primeiro Orientador: | Moraes, João Carlos Pereira de |
1° Membro da banca: | Moraes, João Carlos Pereira de |
2° Membro da banca: | Silva, João Alberto da |
3° Membro da banca: | Beck, Vinícius Carvalho |
4° Membro da banca: | Hammes, Lúcio Jorge |
Resumo: | Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa que aborda o Pensamento Estocástico-Estatístico e a Comunicação Matemática na Educação Infantil. O objetivo foi analisar as compreensões sobre pensamento estocástico-estatístico e comunicação matemática de crianças do pré-escolar de uma escola da rede pública de ensino de Jaguarão/RS a partir de uma ação pedagógica. A metodologia usada foi a pesquisa-ação de base qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 15 crianças de 5 a 6 anos. Os instrumentos para a produção de dados foram a gravação em vídeo, a fotografia, o diário de campo e as atividades e os desenhos das crianças. Para o tratamento dos dados utilizamos a análise narrativa em dois segmentos: análise descritiva e análise interpretativa. Os resultados mostraram que as crianças buscam informações no contexto em que estão inseridas para mobilizar o pensamento estocástico-estatístico. Também, que as crianças utilizam estratégias de comunicação matemática como a oralidade, os registros pictóricos, a linguagem corporal e espacial. Nas atividades, a necessidade da criança apresentar noções de tamanho, contagem, e espaço que auxiliem no processo de observação, organização, análise e interpretação de dados gráficos. Por fim, a curiosidade, o interesse e o conhecimento prévio demonstrados pelas crianças como potencialidades para o desenvolvimento do trabalho com o pensamento estocástico-estatístico e a comunicação matemática. Em síntese, almejamos que este trabalho instigue questionamentos e novos estudos na área da Educação Matemática para a Educação Infantil. |
Resumen: | Este Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una investigación que aborda el Pensamiento Estocástico-Estadístico y la Comunicación Matemática en la Educación Infantil. El objetivo fue analizar las comprensiones sobre pensamiento estocástico- estadístico y comunicación matemática de niños de preescolar de una escuela pública de Jaguarão/RS a partir de una acción pedagógica. La metodología utilizada fue la investigación acción cualitativa. Los sujetos de la investigación fueron 15 niños de 5 a 6 años. Los instrumentos para la producción de datos fueron videograbación, fotografía, diario de campo, actividades y dibujos infantiles. Para el tratamiento de los datos se utilizo el análisis narrativo en dos segmentos: análisis descriptivo y análisis interpretativo. Los resultados mostraron que los niños buscan informaciones en el contexto en que están insertos para movilizar el pensamiento estocástico-estadístico. Asimismo, que los niños utilizan estrategias de comunicación matemática como la oralidad, los registros pictóricos, el lenguaje corporal y espacial. En las atividades, la necesidad de que el niño presente nociones de tamaño, conteo y espacio que ayuden en el proceso de observación, organización, análisis e interpretación de datos gráficos. Finalmente, la curiosidad, el interés y los conocimientos previos demostrados por los niños como potencialidades para el desarrollo del trabajo con el pensamiento estocástico-estadístico y la comunicación matemática. En resumen, esperamos que este trabajo suscite interrogantes y nuevos estudios en el área de Educación Matemática para la Educación Infantil. |
Palabras clave : | Pensamento Estocástico-Estatístico Comunicação Matemática Educação Infantil Prática Pedagógica Docente Pensamiento Estocástico-Estadístico Comunicación Matemática Educación Infantil Práctica Pedagógica Docente |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citación : | JAHNKE, Thuanne Souza. Pensamento estocástico-estatístico e comunicação matemática na educação infantil: uma ação pedagógica com crianças do pré-escolar de uma escola pública da rede municipal de Jaguarão/RS. 130p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7374 |
Fecha de publicación : | 22-jun-2022 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
THUANNE SOUZA JAHNKE2022.pdf | Thuanne Souza Jahnke 2022 | 49.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.