???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7374
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moraes, João Carlos Pereira de | - |
dc.creator | Jahnke, Thuanne Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T19:45:57Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05 | - |
dc.date.available | 2022-07-05T19:45:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
dc.identifier.citation | JAHNKE, Thuanne Souza. Pensamento estocástico-estatístico e comunicação matemática na educação infantil: uma ação pedagógica com crianças do pré-escolar de uma escola pública da rede municipal de Jaguarão/RS. 130p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7374 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Estocástico-Estatístico | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica Docente | pt_BR |
dc.subject | Pensamiento Estocástico-Estadístico | pt_BR |
dc.subject | Comunicación Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educación Infantil | pt_BR |
dc.subject | Práctica Pedagógica Docente | pt_BR |
dc.title | Pensamento estocástico-estatístico e comunicação matemática na educação infantil: uma ação pedagógica com crianças do pré-escolar de uma escola pública da rede municipal de Jaguarão/RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moraes, João Carlos Pereira de | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, João Alberto da | - |
dc.contributor.referee3 | Beck, Vinícius Carvalho | - |
dc.contributor.referee4 | Hammes, Lúcio Jorge | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa que aborda o Pensamento Estocástico-Estatístico e a Comunicação Matemática na Educação Infantil. O objetivo foi analisar as compreensões sobre pensamento estocástico-estatístico e comunicação matemática de crianças do pré-escolar de uma escola da rede pública de ensino de Jaguarão/RS a partir de uma ação pedagógica. A metodologia usada foi a pesquisa-ação de base qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 15 crianças de 5 a 6 anos. Os instrumentos para a produção de dados foram a gravação em vídeo, a fotografia, o diário de campo e as atividades e os desenhos das crianças. Para o tratamento dos dados utilizamos a análise narrativa em dois segmentos: análise descritiva e análise interpretativa. Os resultados mostraram que as crianças buscam informações no contexto em que estão inseridas para mobilizar o pensamento estocástico-estatístico. Também, que as crianças utilizam estratégias de comunicação matemática como a oralidade, os registros pictóricos, a linguagem corporal e espacial. Nas atividades, a necessidade da criança apresentar noções de tamanho, contagem, e espaço que auxiliem no processo de observação, organização, análise e interpretação de dados gráficos. Por fim, a curiosidade, o interesse e o conhecimento prévio demonstrados pelas crianças como potencialidades para o desenvolvimento do trabalho com o pensamento estocástico-estatístico e a comunicação matemática. Em síntese, almejamos que este trabalho instigue questionamentos e novos estudos na área da Educação Matemática para a Educação Infantil. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | Este Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una investigación que aborda el Pensamiento Estocástico-Estadístico y la Comunicación Matemática en la Educación Infantil. El objetivo fue analizar las comprensiones sobre pensamiento estocástico- estadístico y comunicación matemática de niños de preescolar de una escuela pública de Jaguarão/RS a partir de una acción pedagógica. La metodología utilizada fue la investigación acción cualitativa. Los sujetos de la investigación fueron 15 niños de 5 a 6 años. Los instrumentos para la producción de datos fueron videograbación, fotografía, diario de campo, actividades y dibujos infantiles. Para el tratamiento de los datos se utilizo el análisis narrativo en dos segmentos: análisis descriptivo y análisis interpretativo. Los resultados mostraron que los niños buscan informaciones en el contexto en que están insertos para movilizar el pensamiento estocástico-estadístico. Asimismo, que los niños utilizan estrategias de comunicación matemática como la oralidad, los registros pictóricos, el lenguaje corporal y espacial. En las atividades, la necesidad de que el niño presente nociones de tamaño, conteo y espacio que ayuden en el proceso de observación, organización, análisis e interpretación de datos gráficos. Finalmente, la curiosidad, el interés y los conocimientos previos demostrados por los niños como potencialidades para el desarrollo del trabajo con el pensamiento estocástico-estadístico y la comunicación matemática. En resumen, esperamos que este trabajo suscite interrogantes y nuevos estudios en el área de Educación Matemática para la Educación Infantil. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
THUANNE SOUZA JAHNKE2022.pdf | Thuanne Souza Jahnke 2022 | 49.77 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???