Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7068
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cenário do uso de TICs no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático
Autor(es): Monteiro, Eduarda Rodrigues
Primeiro Orientador: Galafassi, Fabiane Flores Penteado
Coorientador: Galafassi, Cristiano
Resumo: A partir de um mapeamento sistemático da literatura buscou-se verificar o nível de ensino onde as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vêm sendo empregadas nos últimos cinco anos (período de 2014 a 2018). Este mapeamento levou em consideração trabalhos aplicados no contexto educacional brasileiro nos principais eventos da área de Informática na Educação. Nesta verificação buscou-se os principais Objetos de Aprendizagem (OAs) e a modalidade de ensino ao qual vêm sendo utilizados. Como resultado, após a localização e a aplicação de critérios de exclusão e de qualidade foram selecionados 313 artigos (de um total de 657) onde identificou-se que a grande maioria dos trabalhos está voltava para o Ensino Superior onde suas aplicações recaem sobre a modalidade educacional de Educação a Distância (EAD).
Abstract: From a systematic mapping of the literature, we sought to verify the level of education where Information and Communication Technologies (ICTs) have been used in the last five years (2014 to 2018). This mapping took into account works applied in the Brazilian educational context in the main events of the area of Informatics in Education. In this verification we searched the main Learning Objects (OAs) and the modality of teaching to which they are being used. As a result, after locating and applying exclusion and quality criteria, 313 articles were selected (out of a total of 657), where it was identified that the great majority of the works are returned to Higher Education where their applications fall on the modality distance education (EAD).
Palavras-chave: Objeto de aprendizagem
Nível de ensino
Modalidade de ensino
Learning object
Level of education
Teacing modality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: MONTEIRO, Eduarda Rodrigues. Cenário do uso de TICs no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7068
Data do documento: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduarda Rodrigues Monteiro - 2019.pdf478.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.