Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7068
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Cenário do uso de TICs no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático |
Autor(es): | Monteiro, Eduarda Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Galafassi, Fabiane Flores Penteado |
Coorientador: | Galafassi, Cristiano |
Resumo: | A partir de um mapeamento sistemático da literatura buscou-se verificar o nível de ensino onde as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vêm sendo empregadas nos últimos cinco anos (período de 2014 a 2018). Este mapeamento levou em consideração trabalhos aplicados no contexto educacional brasileiro nos principais eventos da área de Informática na Educação. Nesta verificação buscou-se os principais Objetos de Aprendizagem (OAs) e a modalidade de ensino ao qual vêm sendo utilizados. Como resultado, após a localização e a aplicação de critérios de exclusão e de qualidade foram selecionados 313 artigos (de um total de 657) onde identificou-se que a grande maioria dos trabalhos está voltava para o Ensino Superior onde suas aplicações recaem sobre a modalidade educacional de Educação a Distância (EAD). |
Resumen : | From a systematic mapping of the literature, we sought to verify the level of education where Information and Communication Technologies (ICTs) have been used in the last five years (2014 to 2018). This mapping took into account works applied in the Brazilian educational context in the main events of the area of Informatics in Education. In this verification we searched the main Learning Objects (OAs) and the modality of teaching to which they are being used. As a result, after locating and applying exclusion and quality criteria, 313 articles were selected (out of a total of 657), where it was identified that the great majority of the works are returned to Higher Education where their applications fall on the modality distance education (EAD). |
Palabras clave : | Objeto de aprendizagem Nível de ensino Modalidade de ensino Learning object Level of education Teacing modality |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Itaqui |
Citación : | MONTEIRO, Eduarda Rodrigues. Cenário do uso de TICs no contexto educacional brasileiro: um mapeamento sistemático. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7068 |
Fecha de publicación : | 28-jun-2019 |
Aparece en las colecciones: | Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eduarda Rodrigues Monteiro - 2019.pdf | 478.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.