Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6612
Tipo: Dissertação
Título : A educação para a paz e a resolução pacífica dos conflitos como caminhos para prevenir e combater a violência
Autor(es): Souza, Daniel Mendonça de
Primeiro Orientador: Hammes, Lúcio Jorge
1° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
2° Membro da banca: Silva Júnior, Bento Selau da
3° Membro da banca: Hammes, Itamar Luís
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa que objetivou, a partir de uma cultura de diálogo, buscar estratégias na Educação de Jovens e Adultos (EJA), analisando se estas estratégias foram oportunas para o combate à violência e a promoção da cultura de paz. Como principais linhas teóricas apresentamos um diálogo entre Paulo Freire e Hannah Arendt. O método usado foi a pesquisa-ação com oito professores da EJA da escola Padre Pagliani. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos o questionário e o diário de campo. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Em conjunto com este grupo foi possível planejar ações que possibilitem trabalhar a resolução não violenta dos conflitos através da mediação que privilegia o diálogo entre os envolvidos. Os resultados apontam um caminho capaz de iniciar um processo de mudança de uma cultura da violência almejando uma cultura de paz.
Resumen: Este Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo, desde una cultura de diálogo, buscar estrategias en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), analizando si estas estrategias eran oportunas para combatir la violencia y promover una cultura de paz. Como líneas teóricas principales presentamos un diálogo entre Paulo Freire y Hannah Arendt. El método utilizado fue la investigación acción con ocho docentes de la EJA de la escuela Padre Pagliani. Como instrumentos de recolección de datos se utilizó el cuestionario y el diario de campo. Los datos fueron analizados a través del análisis de contenido. Junto a este grupo fue posible planificar acciones que permitan trabajar en la resolución no violenta de conflictos a través de una mediación que privilegie el diálogo entre los involucrados. Los resultados apuntan a un camino capaz de iniciar un proceso de cambio desde una cultura de violencia hacia una cultura de paz.
Palabras clave : Violência
Educação para Paz
Conflitos
Violencia
Educación para la paz
Conflictos
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citación : SOUZA, Daniel Mendonça de. A educação para a paz e a resolução pacífica dos conflitos como caminhos para prevenir e combater a violência. 81 f. 2021. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6612
Fecha de publicación : 6-dic-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DanielMendonçadeSouza2021.pdfDaniel Mendonça de Souza 20211.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.