???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6612
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.creatorSouza, Daniel Mendonça de-
dc.date.accessioned2022-02-08T17:12:31Z-
dc.date.available2022-02-07-
dc.date.available2022-02-08T17:12:31Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.citationSOUZA, Daniel Mendonça de. A educação para a paz e a resolução pacífica dos conflitos como caminhos para prevenir e combater a violência. 81 f. 2021. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6612-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEducação para Pazpt_BR
dc.subjectConflitospt_BR
dc.subjectViolenciapt_BR
dc.subjectEducación para la pazpt_BR
dc.subjectConflictospt_BR
dc.titleA educação para a paz e a resolução pacífica dos conflitos como caminhos para prevenir e combater a violênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee2Silva Júnior, Bento Selau da-
dc.contributor.referee3Hammes, Itamar Luís-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa que objetivou, a partir de uma cultura de diálogo, buscar estratégias na Educação de Jovens e Adultos (EJA), analisando se estas estratégias foram oportunas para o combate à violência e a promoção da cultura de paz. Como principais linhas teóricas apresentamos um diálogo entre Paulo Freire e Hannah Arendt. O método usado foi a pesquisa-ação com oito professores da EJA da escola Padre Pagliani. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos o questionário e o diário de campo. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Em conjunto com este grupo foi possível planejar ações que possibilitem trabalhar a resolução não violenta dos conflitos através da mediação que privilegia o diálogo entre os envolvidos. Os resultados apontam um caminho capaz de iniciar um processo de mudança de uma cultura da violência almejando uma cultura de paz.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo, desde una cultura de diálogo, buscar estrategias en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), analizando si estas estrategias eran oportunas para combatir la violencia y promover una cultura de paz. Como líneas teóricas principales presentamos un diálogo entre Paulo Freire y Hannah Arendt. El método utilizado fue la investigación acción con ocho docentes de la EJA de la escuela Padre Pagliani. Como instrumentos de recolección de datos se utilizó el cuestionario y el diario de campo. Los datos fueron analizados a través del análisis de contenido. Junto a este grupo fue posible planificar acciones que permitan trabajar en la resolución no violenta de conflictos a través de una mediación que privilegie el diálogo entre los involucrados. Los resultados apuntan a un camino capaz de iniciar un proceso de cambio desde una cultura de violencia hacia una cultura de paz.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DanielMendonçadeSouza2021.pdfDaniel Mendonça de Souza 20211.59 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???