Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6207
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Introdução da alimentação complementar em crianças a partir dos seis meses de idade após intervenção nutricional |
Autor(es): | Gudolle, Caroline Braga |
Primeiro Orientador: | Couto, Shanda de Freitas |
Coorientador: | D’Almeida, Karina Sanches Machado |
Resumo: | O estudo objetivou investigar os principais aspectos relacionados à prática da alimentação complementar em crianças a partir dos seis meses nascidas em um hospital da cidade de Itaqui-RS. Métodos: A população foi constituída por mães que realizaram o parto entre julho e novembro de 2012, participantes de um projeto de intervenção sobre alimentação infantil. Foi realizado estudo transversal, através da aplicação de um questionário sobre aleitamento materno, alimentação complementar, e dados sociodemográficos, em entrevista individual às mães. Resultados: Foram avaliadas 20 mães, com idade de 21 a 30 anos (50%), a maioria com ensino médio completo, e renda familiar de um salário mínimo por pessoa. Referente às características da criança, encontrou-se 55% do sexo masculino, com idade de 11 meses (35%). Verificou-se prevalência de aleitamento materno ao nascer de 95%, e aleitamento materno exclusivo até os 6 meses relatado por 70% das entrevistadas. Evidenciou-se que a introdução da alimentação complementar nas crianças estudadas ocorreu em torno do sexto mês de idade. Na avaliação do consumo alimentar encontrou-se baixo consumo principalmente de frutas, verduras e legumes pelas crianças. Conclusões: Os resultados deste estudo comprovam a importância da realização de ações de promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável para o adequado crescimento e desenvolvimento infantil. |
Resumen : | This study aim to investigate the main aspects related to the practice of complementary feeding in children with 6 months or older born in a hospital in Itaqui-RS. The population consisted of mothers who delivered between July and November 2012, participants of a intervention project about infant feeding. This cross-sctional study was performed by applying a questionnaire on breastfeeding, complementary feeding, and sociodemographic data in individual interviews with the mothers. We evaluated 20 mothers, aged 21-30 years (50%), most with high school education, and family income of a minimum wage per person. Regarding the characteristics of the child, we found 55% male, aged 11 months (35%). There was breastfeeding prevalence at birth of 95%, and exclusive breastfeeding until 6 months reported by 70% of respondents. It was observed that the introduction of complementary feeding among the children studied was around the sixth month of age. In the assessment of dietary intake was found low consumption, especially of fruit and vegetables for the children. The results of this study demonstrate the importance of carrying out actions to promote breastfeeding and complementary feeding healthy for adequate child growth and development. |
Palabras clave : | Alimentação Comportamento Alimentar Aleitamento materno Crianças Food Feeding Behavior Breastfeeding Children |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Itaqui |
Citación : | GUDOLLE, Caroline Braga. Introdução da alimentação complementar em crianças a partir dos seis meses de idade após intervenção nutricional. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6207 |
Fecha de publicación : | 2013 |
Aparece en las colecciones: | Nutrição |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caroline Braga Gudolle - 2013.pdf | 469.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.