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dc.contributor.advisor1Couto, Shanda de Freitas-
dc.creatorGudolle, Caroline Braga-
dc.date.accessioned2022-01-05T12:36:52Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-01-05T12:36:52Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGUDOLLE, Caroline Braga. Introdução da alimentação complementar em crianças a partir dos seis meses de idade após intervenção nutricional. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6207-
dc.description.abstractThis study aim to investigate the main aspects related to the practice of complementary feeding in children with 6 months or older born in a hospital in Itaqui-RS. The population consisted of mothers who delivered between July and November 2012, participants of a intervention project about infant feeding. This cross-sctional study was performed by applying a questionnaire on breastfeeding, complementary feeding, and sociodemographic data in individual interviews with the mothers. We evaluated 20 mothers, aged 21-30 years (50%), most with high school education, and family income of a minimum wage per person. Regarding the characteristics of the child, we found 55% male, aged 11 months (35%). There was breastfeeding prevalence at birth of 95%, and exclusive breastfeeding until 6 months reported by 70% of respondents. It was observed that the introduction of complementary feeding among the children studied was around the sixth month of age. In the assessment of dietary intake was found low consumption, especially of fruit and vegetables for the children. The results of this study demonstrate the importance of carrying out actions to promote breastfeeding and complementary feeding healthy for adequate child growth and development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectComportamento Alimentarpt_BR
dc.subjectAleitamento maternopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectFoodpt_BR
dc.subjectFeeding Behaviorpt_BR
dc.subjectBreastfeedingpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.titleIntrodução da alimentação complementar em crianças a partir dos seis meses de idade após intervenção nutricionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7429258355847621pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9109368536237998pt_BR
dc.contributor.advisor-co1D’Almeida, Karina Sanches Machado-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7356636193407934pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoO estudo objetivou investigar os principais aspectos relacionados à prática da alimentação complementar em crianças a partir dos seis meses nascidas em um hospital da cidade de Itaqui-RS. Métodos: A população foi constituída por mães que realizaram o parto entre julho e novembro de 2012, participantes de um projeto de intervenção sobre alimentação infantil. Foi realizado estudo transversal, através da aplicação de um questionário sobre aleitamento materno, alimentação complementar, e dados sociodemográficos, em entrevista individual às mães. Resultados: Foram avaliadas 20 mães, com idade de 21 a 30 anos (50%), a maioria com ensino médio completo, e renda familiar de um salário mínimo por pessoa. Referente às características da criança, encontrou-se 55% do sexo masculino, com idade de 11 meses (35%). Verificou-se prevalência de aleitamento materno ao nascer de 95%, e aleitamento materno exclusivo até os 6 meses relatado por 70% das entrevistadas. Evidenciou-se que a introdução da alimentação complementar nas crianças estudadas ocorreu em torno do sexto mês de idade. Na avaliação do consumo alimentar encontrou-se baixo consumo principalmente de frutas, verduras e legumes pelas crianças. Conclusões: Os resultados deste estudo comprovam a importância da realização de ações de promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável para o adequado crescimento e desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
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