Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/600
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Compreensão leitora de charges animadas: um estudo de caso
Autor(es): Souza, Cristiani Martins de
Primeiro Orientador: Andersen, Elenice Maria Larroza
Resumo: Este é um trabalho de pesquisa que objetiva verificar como acontece a compreensão leitora de alunos a partir do gênero charge animada. O procedimento metodológico utilizado para coletar dados foram os resumos escritos por alunos de 8º ano do ensino fundamental que assistiram a duas charges animadas, escrevendo o que compreenderam sobre elas. Parte-se do princípio de que o uso das novas tecnologias é algo imprescindível em sala de aula, pois estudos mostram que quando bem trabalhadas podem surtir um ótimo resultado, desenvolvendo e ampliando a capacidade leitora do aluno. Além disso, afirma-se a importância da linguagem não-verbal na escola, pois essa se faz cada vez mais presente em provas do governo como o ENEM e o PISA. Através dos dados coletados, pode-se comprovar o quanto os alunos ainda estão ligados ao verbal, esquecendo-se de outros elementos paralinguísticos próprios do gênero charge animada. Por isso, conclui-se que a falta de atividade pedagógica que estimule a percepção e compreensão desses elementos dificulta a compreensão leitora do aluno na escola e também fora dela.
Abstract: This is a research project that aims to verify how the reading comprehension of students from the animated cartoon genre. The method used to collect data summaries were written by students from 8th grade of elementary school who watched two animated cartoons, writing what they understand about them. We depart from the principle that the use of new technologies is something essential in the classroom, because studies show that when well worked can have a great result, developing and expanding the capacity of the student reader. In addition, states the importance of nonverbal language in school, because it was becoming ever more present in the government's evidence as ENEM and PISA. Through the data collected can check how much students are still connected to the verbal, forgetting the other elements of the genre paralinguistic own animated cartoon. Therefore, we conclude that the lack of educational activity that encourages awareness and understanding of these elements makes difficult the reading comprehension of students in school and beyond.
Palavras-chave: Letras
Compreensão leitora
Compreensão de texto
Educação
Ensino
Tecnologias em educação
Tecnologia
Charge animada
ENEM
Charge
PISA
Aprendizagem
Linguagem não-verbal
Linguagem
Linguística
Letters
Reading comprehension
Text comprehension
Education
Teaching
Education technology
Technology
Lively charge
Paralinguistic elements
ENEM
Charge
Elementos paralinguísticos
PISA
Learning
Nonverbal language
Language
Linguistics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/600
Data do documento: 18-Jul-2011
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cristiani.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons